O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
Descontos de 3º lote só até 20/01. Não perca a novidade da parceria com o Direção Concursos. EU QUERO!

Questões de Concursos

Q899672 Fisioterapia

A Massagem Friccional Transversa (MFT), técnica criada por Cyriax, pode ser definida como uma técnica de movimento transverso sobre as estruturas lesionadas, tendo como princípio básico o realinhamento dos tecidos moles após lesão músculo-tendineo-ligamentar. É uma técnica bastante utilizada na reabilitação esportiva e consiste na aplicação de uma fricção digital sobre o sítio da lesão e no sentido transverso das fibras lesionadas, devendo ser realizada com uma amplitude que abranja toda estrutura lesada.


Com base nos efeitos terapêuticos da MFT, analise as seguintes afirmativas.


I. A fricção longitudinal em uma área diminui o fluxo sanguíneo e aumenta o fluxo linfático, que, por sua vez, remove os subprodutos químicos irritantes da inflamação. Concomitantemente, o fluxo sanguíneo diminuido reduz, também, a congestão venosa, sendo eficaz no controle do edema.

II. Estimula os mecanorreceptores do Tipo I e II, gerando anestesia pré-sinaptica. No entanto, se as fricções forem muito vigorosas no estágio agudo, o estímulo dos nociceptores irá sobrepor ao efeito dos mecanorreceptores, elevando a dor.

III. Auxilia na orientação do colágeno nas linhas apropriadas de tensão, contribuindo também para a hipertrofia do novo colágeno. A aplicação leve deve ocorrer em estágios iniciais das lesões subagudas, com intuito de não danificar o tecido de granulação.


Está correto o que se afirma em

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!