Considere o seguinte trecho retirado do texto: “Ambos os pa...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2039915 Português
MILITARES DO GRUPO ESPECIAL DE INSPEÇÃO EM VOO (GEIV) GARANTEM SEGURANÇA DO TRÁFEGO AÉREO BRASILEIRO

1§Para garantir a segurança do tráfego aéreo brasileiro, uma equipe de militares do Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), da Força Aérea Brasileira (FAB), realiza uma espécie de fiscalização no ar, é a missão de Inspeção em Voo. As atividades acontecem por meio de aeronaves-laboratório, que, junto com radares, sistemas de aproximação, rádios, equipamentos de auxílio à navegação e luzes de orientação, proporcionam a circulação segura das aeronaves.
Subordinado ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), o GEIV é responsável por testar, aferir e avaliar os chamados Auxílios e os Procedimentos de Navegação Aérea e integra o Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB). O Grupo participa da homologação e verificação periódica de aproximadamente 2.268 auxílios e procedimentos, realiza inspeções em todo o território nacional e, eventualmente, em outros países da América do Sul, de voo nas fases de decolagem, rota e pouso, principalmente em condições adversas de meteorologia.

2§Em dezembro de 2021, o GEIV recebeu a terceira aeronave IU-93M, proveniente do Projeto de Modernização. A plataforma da aeronave-laboratório foi atualizada com o Sistema de Display Integrado Pro Line 21, um aviônico da Rockwell Collins que facilita o voo e aumenta a consciência situacional. O sistema faz com que as informações vitais sejam facilmente acessíveis e compreensíveis, contribuindo para o dinamismo das missões de Inspeção em Voo. Ao longo do segundo semestre de 2021, o GEIV realizou a campanha de Avaliação Operacional (AVOP) do Projeto I-X (IU50 Legacy 500), contribuindo com relevante passo na sedimentação da implantação do projeto na FAB. “Ambos os passos, tanto a AVOP do IU-50 como o recebimento do IU-93M, colocam o GEIV na direção do futuro, tornando o Grupo capaz de inspecionar todos os tipos de auxílios e procedimentos à navegação aérea, contribuindo com a evolução do SISCEAB, conforme prevê o programa SIRIUS BRASIL”, explica o Comandante do GEIV, Tenente-Coronel Aviador Bruno Michel Marcondes Alves.

http://www.portal.intraer/portalintraer/cabine/publicacoes/notaer_fevereiro_2022.pdf (adaptado)
Considere o seguinte trecho retirado do texto:
“Ambos os passos, tanto a AVOP do IU-50 como o recebimento do IU-93M, colocam o GEIV na direção do futuro, tornando o Grupo capaz de inspecionar todos os tipos de auxílios e procedimentos à navegação aérea...”
É correto afirmar que:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A) Quem coloca, coloca algo em algum lugar.

Colocou o GEIV na (em +a) direção do futuro.

Logo, é o nosso gabarito.

B)O período está fora da ordem canônica, mas nem precisava para saber que esta alternativa estava errada.

"Tornando o grupo capaz." Quem se tornou capaz? O grupo. (obj direto).

C)Confesso que tenho minhas dúvidas, mas acredito que seja Adj Adnominal.

D) Sujeito, e obj direto (respectivamente.)

A) Correta. "o GEIV" é um dos complementos verbais (Objeto Direto) do verbo "colocam". Outro complemento verbal é "na direção" (Objeto Indireto).

B) Errada. É predicativo do OBJETO. “...tornando o Grupo capaz de...”. Se eu tirar “capaz” da oração, então ela ficará incompleta: “tornando o Grupo...” (o que?). A oração precisa desse termo para poder ter sentido. Portanto, “capaz” só pode ser predicativo do objeto, pois, além da oração precisa de “capaz” para poder ter sentido, “capaz” dá uma característica ao objeto “o Grupo” (o Grupo é capaz).

C) Errada. É adjunto adverbial de LUGAR. Em "colocam o GEIV na direção do futuro" eu poderia perguntar: "Em que direção colocam o GEIV?" ou "Onde colocam o GEIV?". Ambas as ideias indicam lugar, não tempo. Para ter ideia de tempo, a pergunta deveria começar com "Quando", porém, nesse contexto não cabe.

D) Errada. “ambos os passos” = SUJEITO e “GEIV” = OBJETO DIRETO.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo