Dentre os madrigalistas tardios, destacam-se, primeiramente...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: D
1. Tema central da questão
A questão aborda o conceito de seconda prattica, termo essencial para compreender a transição do Renascimento para o Barroco na música ocidental. Esse termo, introduzido por Claudio Monteverdi, diferencia duas abordagens composicionais: a prima prattica (prática antiga, mais restrita às regras do contraponto renascentista) e a seconda prattica (nova prática, que prioriza a expressão do texto e permite maior liberdade composicional, especialmente nas dissonâncias).
2. Resumo teórico
A seconda prattica valorizava a expressividade do texto, permitindo que a música se dobrasse à palavra e às emoções. Ela propunha que as dissonâncias fossem usadas livremente quando necessárias para realçar o significado das palavras. Alguns compositores, como Claudio Monteverdi, Cipriano de Rore e Luca Marenzio, são frequentemente associados a este estilo. Também é chamada de stile moderno ou stylus luxurians.
Fonte: TARUSKIN, Richard. The Oxford History of Western Music. Oxford University Press, 2005.
3. Justificativa da alternativa correta (D)
A alternativa D está incorreta porque G.P. Palestrina e Giovanni Gabrieli são expoentes da prima prattica, ou seja, da prática tradicional do Renascimento. Palestrina é símbolo do contraponto rigoroso e das regras estabelecidas pelo Concílio de Trento, enquanto Gabrieli é mais associado à música sacra e às técnicas policorais de Veneza, mesmo que traga algumas inovações. Nenhum dos dois é considerado adepto da seconda prattica, que surge justamente como reação e evolução do estilo representado por eles.
Assim, essa alternativa está incorreta sobre o significado e a história da seconda prattica.
4. Análise das alternativas incorretas
A - Correta em relação à seconda prattica, pois nela o texto domina a música e as dissonâncias são usadas para expressar sentimentos, abandonando regras rígidas da prima prattica.
B - Correta. Seconda prattica é também chamada de stile moderno ou stylus luxurians em vários tratados de música do período.
C - Correta. Cipriano de Rore e Luca Marenzio realmente anteciparam ou praticaram características da seconda prattica, especialmente o uso expressivo da harmonia e do texto.
E - Correta. Uma das mudanças associadas à seconda prattica foi o início da transição do sistema modal (modos gregos) para o sistema tonal (escalas maior e menor), ainda que esse processo tenha sido gradual.
5. Estratégias de interpretação
Para questões como esta, atente-se a nomes, épocas e associações estilísticas. Se o enunciado pedir a alternativa incorreta, busque aquilo que contradiz o consenso histórico ou estilístico, sobretudo em relação a compositores e suas escolas.
Desconfie de alternativas que associam figuras canônicas de uma escola a uma vertente oposta, como Palestrina (prima prattica) sendo dito adepto da seconda prattica. Isso é uma pegadinha comum em provas!
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo