Analise o mapa a seguir.Qual estratégia geopolítica, represe...
Analise o mapa a seguir.

Qual estratégia geopolítica, representada no mapa, foi adotada pela Coroa
Portuguesa para ocupar o território amazônico, durante o século XVIII?
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (10)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
"Qual estratégia geopolítica, representada no mapa, foi adotada pela Coroa Portuguesa para ocupar o território amazônico, durante o século XVIII?"
Esse "representada no mapa" me pegou...
FORTIFICAÇÕES AMAZONICAS eram chamadas OS PILARES que formam este triangulo da imagem.
caso queiram a fonte: https://www.scielo.br/j/ea/a/XQWCnzvL4Jhw4WcjWYVLqSy/?format=pdf&lang=pt
C)
Representado no mapa ...
Lembrando que essas fortes eram pertos de locais de missões jesuítas, e eles adentravam a região da Amazônia.
O mapa mostra o que é chamado de "O Triângulo e os Pilares Mestres da Amazônia do século XVIII", com destaque para:
Fortes como:
- Forte do Rio Negro (Manaus)
- Forte de Macapá
- Forte Príncipe da Beira
- Forte de Bragança
Linhas estratégicas de ocupação e defesa.
A presença de invasores estrangeiros (castelhanos, ingleses, franceses, holandeses) nas bordas do território.
Esses fortes foram estratégias da Coroa Portuguesa para garantir a soberania sobre a região amazônica, especialmente após o Tratado de Madri (1750), que redefinia os limites entre as colônias portuguesas e espanholas.
A estratégia geopolítica usada foi a criação de fortificações militares para consolidar o domínio português na Amazônia e proteger o território contra invasões estrangeiras.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo