O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
Garanta o seu lugar em nosso lançamento para ter acesso a ofertas exclusivas! QUERO PARTICIPAR AGORA

Questões VUNESP - 2011 - PM-SP - Aspirante da Polícia Militar

Foram encontradas 80 questões

Q661674 História
No tempo de Péricles, a população de Atenas era de, aproximadamente,400 mil habitantes. Mas os cidadãos com direitos plenos não passavam de 40 mil. (...) (Luiz Koshiba. História: origens, estruturas e processos, 2000.)
Na época tratada no fragmento, eram considerados cidadãos em Atenas apenas os
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q661675 História

Leia o registro de um contemporâneo da peste negra.

Eis que, em outubro do ano de 1347 da Encarnação do Senhor, (...) muitos genoveses, em doze galeras, fugindo à cólera divina que se abatera sobre eles em razão da sua iniquidade, acostaram no porto da cidade de Messina. Os genoveses transportavam consigo (...) uma doença tal que quem quer que tivesse falado com um deles era atingido por essa enfermidade mortal (...). As pessoas odiavam-se umas às outras a ponto de, se um filho fosse atingido pelo mal, o pai se recusar terminantemente a ficar do seu lado; e se ousasse aproximar-se dele, seria de tal modo atingido pelo mal que não haveria modo de escapar à morte (...).

(Michel de Piazza. Historia secula ab anno 1337 ad annum 1361. Apud Georges Duby. A Europa na Idade Média, 1988.)

A partir do trecho, pode-se afirmar que a peste negra era encarada como

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q661676 História
Esse movimento intelectual – que atingiu sua maturidade e maior expressão na França do século XVIII – tinha como fundamentos a crença inabalável na razão e a ideia de que o progresso do homem pode ser infinito, desde que o espírito humano, através do livre exercício de suas faculdades, se liberte do emaranhado de superstições, tolices, misticismo, ignorância, etc, a que até então estivera subordinado. (Ricardo de Moura Faria et al. História, vol. 1, 1989. Adaptado.) O fragmento faz referência
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q661677 História
A Revolução Industrial inglesa foi precedida por aproximadamente duzentos anos de desenvolvimento econômico e político em que se elaboraram as condições para a implantação de uma sociedade capitalista contemporânea. Fatores políticos e condições históricas se combinaram, detonando o processo pioneiro de industrialização acelerada na Inglaterra (e não em qualquer outro país mercantilista). (Carlos Guilherme Mota. História moderna e contemporânea, 1986.)
Podem ser apontadas como condições para o pioneirismo britânico nesse processo
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q661678 História
Em 1962 foi oficializada a independência da Argélia, que passou a ser governada por Ahmed Ben Bella. (...) Em 15 de agosto de 1947, a Índia foi declarada independente e dividida em dois Estados soberanos: Índia e Paquistão. Destinado aos muçulmanos, este último era formado por dois territórios, separados um do outro por 2 mil quilômetros de distância: o Paquistão Ocidental (atual Paquistão) e o Paquistão Oriental (atual Bangladesh). (Alceu L. Pazzinato e Maria Helena V. Senise. História moderna e contemporânea, 2002. Adaptado.) A Argélia e a Índia foram, respectivamente, colônias
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Respostas
1: B
2: A
3: E
4: A
5: D