O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
Semana do cliente: assine o Plano Anual Premium com 20% de desconto! Quero aproveitar!

Questões UPENET/IAUPE - 2018 - PM-PE - Aspirante da Polícia Militar

Foram encontradas 70 questões

Q922518 Português
Com a publicação do Texto 1 em veículo de grande circulação no estado de Pernambuco, a autora pretendeu, principalmente:
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q922519 Português

Ao construir o Texto 1, a autora empregou algumas estratégias com as quais obteve certos efeitos de sentido. Acerca dessas estratégias e de seus efeitos, analise as afirmativas a seguir.


1. O destaque para duas ações extremas e contrastantes (matar e morrer) imprimiu certa dramaticidade ao texto, já a partir do título.

2. Na construção do período inicial, o ponto final interrompe o discurso para dar lugar a certa perplexidade diante da informação.

3. O emprego de dados oficiais como principal base do texto amplia o grau de confiança do leitor nas informações veiculadas.

4. A escolha dos países cujos dados são comparados aos do Brasil é aleatória e desvinculada da linha argumentativa empregada no texto.


Estão CORRETAS

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q922520 Português

Releia o seguinte trecho: “ele diz que, apesar do descrédito da população em relação ao trabalho das Corregedorias, a instituição tem apresentado resultados.”.


As relações sintático-semânticas presentes nesse trecho estão mantidas na seguinte alternativa:

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q922521 Português

Analise as relações de sentido apresentadas a seguir.


1. A informação de que “Em 2015, 3.320 pessoas foram mortas em intervenções policiais no Brasil” equivale semanticamente à de que “Em 2015, as atuações policiais foram responsáveis pela morte de 3.320 pessoas no Brasil”.

2. A informação de que o Brasil está “no topo do ranking entre os países com maior letalidade policial” corresponde à de que o Brasil está “em primeiro lugar entre os países com maior letalidade policial”.

3. Afirmar que a África do Sul é “país extremamente desigual e igualmente detentor de altos índices de criminalidade” é o mesmo que afirmar que a África do Sul é “país intrinsecamente desigual e igualmente fomentador de altos índices de criminalidade”.

4. Informar que “o delegado federal está há três meses à frente do cargo” significa informar que “o delegado federal ocupa posição subalterna há três meses”.


Estão CORRETAS

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q922522 Português
Assinale a alternativa na qual o segmento destacado exerce uma função de adjetivo.
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Respostas
1: C
2: B
3: E
4: A
5: C