Questões de Concurso Militar PM-MT 2013 para Aspirante da Polícia Militar - Manhã

Foram encontradas 4 questões

Q1664142 Geografia
    A partir da década de 1970, vivenciou-se uma avalanche de inovações tecnológicas, as quais foram transformadas em bases de consumo e de produção, fato que revela os maciços investimentos em pesquisas científicas e tecnológicas feitas então pelo Estado e pelas grandes empresas privadas, sobretudo nos países desenvolvidos. 
O texto acima faz referência:
Alternativas
Q1664144 Geografia
    Agronegócio é o novo nome do modelo de desenvolvimento econômico da agropecuária capitalista. Esse modelo não é novo, pois sua origem está no sistema de plantation, em que grandes propriedades são utilizadas na produção para exportação. Desde os princípios do capitalismo, em suas diferentes fases, esse modelo passa por modificações e adaptações, intensificando a exploração da terra e do homem.

FERNANDES, Bernardo Mançano. Agronegócio e reforma agrária. Revista NERA, Presidente Prudente, 2010 (Adaptado).
A partir do texto acima, é possível considerar como principal característica do agronegócio:
Alternativas
Q1664145 Geografia
    O território constitiu-se em um dos conceitos-chave da ciência geográfica, tendo sido usado primeiramente na geografia política para designar o espaço apropriado por um determinado grupo social. Porém, existem outras concepções de território. Dentre várias acepções, tem-se a noção de que os territórios são construídos por meio da interação entre natureza e sociedade, mediada por relações de dominação e apropriação. Assim, como instrumento geral de análise e como síntese da multiplicidade de feições que o território e os processos de territorialização assumem num mundo dito globalizado, é possível perceber suas várias nuances.

HAESBAERT, Rogério; LIMONAD, Ester. O território em tempos de globalização. Revista Espaço, Tempo e Crítica, Niterói/RJ, UFF, 2007 (Adaptado).
A partir do texto acima, considera-se que:
Alternativas
Q1664146 Geografia
    Na nova ordem mundial, as relações econômicas e sociais são regidas pela lógica capitalista. Nessa nova configuração, o Estado-nação perde sua força em virtude do crescimento de organizações supra-nacionais e de empresas transnacionais. Consequentemente, cria-se a necessidade da associação das nações entre si e, na tentativa de fortalecerem suas economias, formam grandes blocos que estabelecem outras formas de relações sociais, culturais, políticas e econômicas entre os países membros. A nova ordem mundial visa a reorganizar as relações internacionais da seguinte forma: países ricos (centrais e desenvolvidos, que se encontram no hemisfério norte) e países pobres (periféricos, subdesenvolvidos, que se localizam no hemisfério sul).

VESENTINI, José W. Novas geopolíticas. São Paulo: Contexto, 2011 (Adaptado).
O texto acima demonstra:
Alternativas
Respostas
1: A
2: E
3: C
4: A