O seu navegador (Unknown Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

Questões de Concurso Militar COLÉGIO NAVAL 2021 para Aluno - 2º Dia

Foram encontradas 5 questões

Q1879024 Geografia

Observe as imagens abaixo. 


Imagem associada para resolução da questão


Em 1872, quando foi realizada a primeira contagem demográfica do nosso país, a população brasileira chegava, ,a cerca de 9, 9 milhões de habitantes. Desde então, ela passou a aumentar de maneira singular.



Martinez, Rogério #Contato geografia. -1. ed. - São Paulo: Quinteto Editorial, 2016. p. 125.



Com base nas informações acima, assinale a opção correta sobre a evolução demográfica brasileira. 

Alternativas
Q1879025 Geografia
Leia o trecho abaixo.

" ... A essa totalidade pertencem os biomas, ou seja, os conjuntos de plantas e animais adaptados á sobrevivência, cada q uai dentro de uma zona geográfica, resultantes de uma classificação geral das comunidades de plantas e animais existentes na Terra."

Adas, Melhem. Panorama geográfico do Brasil: contradições, impasses e desafios socioespaciais. São Paulo: Moderna, 201 O. p. 355

Sobre os biomas brasileiros, assinale a opção correta.  
Alternativas
Q1879026 Geografia

Observe as imagens abaixo.


dfcded9d277dd2061674.png (355×131)


Ao discorrer sobre o processo de modernização da agricultura brasileira, é preciso considerar a existência de opiniões distintas e até divergentes sobre o tema. Nesse sentido, o desenvolvimento do agronegócio apresenta diversas interpretações.



Martinez, Rogério. - 1. ed. - Contato Geografia. São Paulo: Quinteto Editorial, 2016, p. 250.



Com base nas informações acima, analise as afirmativas a seguir.


I- A modernizaçao da agricultura nacional, para muitos analistas, pode ser analisada através de um viés calcado apenas nas modificações de base técnica, o que :nesse caso significa a utilização intensiva de máquinas·. e insumos agrícolas. Nesse sentido, a moderdização agrícola pode ser considerada sinônimo de mecanização ou tecnificação do campo.


Il- Alguns' teóricos defendem que o processo de modernização do campo nao pode ser analisado apenas pelo aspecto dos avanços técnicos. Eles se apoiam no fato de que, mesmo nas regiões em que as técnicas de produção foram modernizadas, ainda persistem problemas que não condizem com a modernização do campo, como baixa produtividade e subempregos.


lIl- Independentemente do ponto de vista adotado é certo que o processo de modernização da agricultura brasileira começa por volta da década de 1950, com a importação de máquinas e insumos agrícolas, tornando-se mais efetiva na década seguinte, quando se instala no país um setor industrial especializado em equipamentos e insumos necessários.


IV- A partir dos anos 1950, com o intuito de acelerar o avanço da mecanização no campo, o Estado passa a conceder linhas de créditos e financiamentos bancários, o chamado crédito rural, de forma que os produtores rurais pudessem investir na modernização de suas propriedades, o que acabou privilegiando vários produtores de commodities.


É correto o que se afirma em:

Alternativas
Q1879027 Geografia
Leia o trecho abaixo.

Durante o solstício de dezembro, o Hemisfério Austral sofre a ação de algumas massas de ar. Nessa estação do ano, a dinâmica atmosférica se torna bastante dinâmica.

Adas, Melhem. Panorama geográfico do Brasil: contradições, impasses e desafios socioespaciais. São Paulo: Moderna, 2010. p. 350. Sobre a ação das massas de ar em questão, na estação do ano destacada, analise as afirmativas a seguir.

I- Nessa estação do ano, sopram com mais intensidade os ventos alísios: os de nordeste, representados pela massa equatorial atlântica (mEa) e os de sudeste, representados pela massa tropical atlântica (mTa).
Il- A massa equatorial continental (mEc) estende seu domínio por quase todo o território brasileiro, com exceção do Nordeste, que permanece sob o domínio dos alísios de nordeste.
Ill- Na Amazônia ocidental, área de origem da massa equatorial continental (mEc), cria-se uma zona de instabilidade permanente, levando principalmente á ocorrência de chuvas de convecção.
IV- A massa tropical atlântica (mTa) dirige-se para as áreas de baixa pressão atmosférica do território nacional, principalmente para a zona litorânea, onde provoca chuvas orográficas ou de relevo no Sudeste.

Está correto o que se afirma em: 
Alternativas
Q1879029 Geografia
Leia o trecho abaixo.

O Brasil possui uma variada gama de províncias minerais, reflexo de sua extensão territorial e formação geológica.

Adas, Melhem. Panorama geográfico do Brasil: contradições, impasses e desafios socioespaciais. São Paulo: Moderna, 2010. p. 144.

Sobre a produção minerar e a sua ocorrência no território nacional, assinale a opção correta.
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: E
4: A
5: B