Questões de Concurso Militar PM-TO 2025 para Soldado - Quadro de Praças Especialistas (QPE) - Músicos

Foram encontradas 3 questões

Q3442710 Direito Constitucional

O Estado do Tocantins foi criado por meio do artigo 13 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (DCT) da Constituição Federal de 1988: Fica criado o Estado do Tocantins, com os limites que atualmente tem a parte norte do Estado de Goiás.


A DCT também determinou medidas de transição, como:



I. A realização das primeiras eleições estaduais para Tocantins.


II. A designação de uma das cidades do Tocantins como capital provisória.


III. O custeio goiano das despesas iniciais para montar o governo do novo Estado, uma vez que este ainda não dispunha de orçamento próprio.



Está correto o que afirma em

Alternativas
Q3442731 Direito Constitucional

O serviço prestado pelas unidades de pronto atendimento do Estado Alfa vinham sendo objeto de críticas da população. Esse estado de coisas fez com que o Chefe do Poder Executivo cogitasse permitir que instituições privadas passassem a participar de forma complementar do Sistema Único de Saúde (SUS).


Ao consultar sua assessoria em relação a essa possibilidade, foi-lhe corretamente esclarecido que, na perspectiva constitucional,

Alternativas
Q3442732 Direito Constitucional

Instaurou-se um grande debate entre organizações da sociedade civil organizada em relação aos agentes responsáveis pela educação de trânsito no âmbito dos estados, incluindo o ente federativo ao qual deveriam estar vinculados.



Ao fim dos debates, concluíram corretamente que, consoante a Constituição da República, a referida atividade deve ser exercida

Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: C