O seu navegador (Unknown Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

Questões de Concurso Militar EsSEx 2019 para Primeiro Tenente - Farmácia

Foram encontradas 6 questões

Q1284115 Farmácia

Segundo SIMÕES et al. (2000), Compete a Farmacognosia o estudo dos produtos naturais, entendidos como aqueles compostos orgânicos de origem natural, comum a um número reduzido de organismos relacionados. Neste grupo encontram-se predominantemente os metabólitos secundários.

Em função da importância de vários metabólitos secundários, particularmente na área farmacêutica, por apresentarem um amplo espectro de atividades farmacológicas, o estudo da sua biogênese e regulação tem crescido de maneira notável, tendo-se tornado um campo da Farmacognosia de grande relevância.

Além disso, inúmeras classes de diferentes produtos naturais têm sido empregadas como matéria-prima para a síntese de diferentes substâncias bioativas.

Analise os compostos abaixo, encontrados em diversos produtos naturais:.

Imagem associada para resolução da questão

Assinale a opção correta que identifica as estruturas acima com as suas classes correspondentes:

Alternativas
Q1284116 Farmácia

Segundo SIMÕES et al. (2000), Quinonas são compostos orgânicos que podem ser considerados como produtos da oxidação de fenóis. Sua principal característica é a presença de dois grupos carbonílicos que formam um sistema conjugado com pelo menos duas ligações duplas entre átomos de carbono (C=C).

Desde a antiguidade, plantas contendo quinonas têm sido usadas por suas atividades biológicas ou como fonte de corantes naturais.

A atividade laxante é a responsável pela utilização terapêutica da maioria dos vegetais que contém antraquinonas, sendo as substâncias ativas, no caso, os derivados hidroxiantracênicos.

Assinale abaixo a opção que apresenta drogas vegetais mais importantes contendo antraquinonas responsáveis por suas utilizações terapêuticas:

Alternativas
Q1284118 Farmácia

Segundo KATZUNG, B.G. et al. (2017), Uma porcentagem muito grande dos fármacos em uso é de ácidos fracos ou bases fracas.

A equação de Henderson-Hasselbalch correlaciona a razão ácido fraco ou base fraca nas formas protonada e não protonada, ao pKa da molécula e ao pH do meio:

Imagem associada para resolução da questão

A equação acima se aplica tanto a fármacos ácidos como alcalinos.


O percentual de ionização de ácidos e bases fracas pode ser calculado pelas seguintes equações:

Imagem associada para resolução da questão

Imagem associada para resolução da questão

Com base nas informações acima, analise as seguintes afirmativas:

I. A carga eletrostática de uma molécula ionizada atrai dipolos de água e resulta em um complexo polar, relativamente hidrossolúvel e insolúvel em lipídeos. Como a difusão lipídica depende de solubilidade lipídica relativamente alta, a ionização de fármacos pode reduzir bastante sua capacidade de permear membranas. Assim, quanto mais baixo o pH do meio em relação ao pKa, maior será a fração do fármaco na forma não protonada.

II. A forma sem carga é a mais lipossolúvel, e, portanto a maior parte de um ácido fraco estará na forma lipossolúvel em pH ácido.

III. Em pH 5,2, o Ibuprofeno encontra-se 50% na forma protonada. Já o Alopurinol encontra-se > 99% na sua forma não protonada no meio de pH 7,4.

Assinale a opção que corresponde corretamente as afirmativas acima como sendo Verdadeira (V) ou Falsa (F):

Alternativas
Q1284120 Farmácia

“A morfina é um fármaco narcótico do grupo dos opióides (alcalóide opiáceo), que é usado no tratamento sintomático da dor. Foi descoberta em 1805, pelo assistente de farmácia Freidrich Sertüner, ao isolar este alcalóide a partir da resina da papoula (Papaver somniferum L.). Em alusão à sonolência que este causava, Sertüner denominou este opiáceo em homenagem ao deus dos sonhos: Morpheu”.

Fonte: Quimica Nova Interativa http://qnint.sbq.org.br/novo/index.php?hash=molecula.232

De acordo com KOROLKOVAS, A. (1988) e KATZUNG, B.G. et al (2017), vários derivados semi-sintéticos são obtidos por modificações relativamente simples na molécula da morfina, os quais por sua vez, podem apresentar diferentes ações sobre o SNC bem com o aumento ou diminuição de sua atividade. 

Imagem associada para resolução da questão

Imagem associada para resolução da questão

Analise as seguintes afirmativas com relação aos derivados da morfina, COMO SENDO VERDADEIRA (V) OU FALSA (F)

(__) 1 - O bloqueio da hidroxila fenólica (por eterificação ou esterificação) resulta na diminuição da ação depressora no SNC e aumento da ação antitussígena, bem como aumento da ação convulsivante.

(__) 2 – O bloqueio da hidroxila alcoólica (por eterificação ou esterificação) ou sua oxidação ou substituição (por halogênio ou hidrogênio) resulta na diminuição da ação depressora no SNC, diminuição da ação estimulante, bem como aumento da toxicidade.

(__) 3 – A diacetilmorfina possui atividade analgésica e ação depressora no SNC inferior à morfina, podendo inclusive ser utilizada no auxílio ao tratamento da dependência química por opióides.

(__) 4 – A naloxona é classificada como um antagonista opióide puro, sendo utilizada no tratamento de superdosagem de opióides.

Assinale a opção que corresponde corretamente as afirmativas acima como sendo Verdadeira (V) ou Falsa (F): 

Alternativas
Q1284135 Farmácia

Segundo KOROLKOVAS, A. (1988), a atividade biológica de fármacos estruturalmente específicos depende diretamente de seu tamanho, forma e distribuição eletrônica. Embora a presença de um grupo específico não pressuponha necessariamente que a molécula terá determinada atividade biológica, visto que esta é função da molécula como um todo, os grupos químicos presentes ou introduzidos num fármaco exercem dois tipos de efeitos – efeitos estéricos e efeitos eletrônicos. Baseado nos efeitos farmacológicos de alguns grupamentos específicos, correlacione a coluna da direita com a esquerda: 

Imagem associada para resolução da questão

Das afirmativas acima:

Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: B
4: C
5: A