O seu navegador (Unknown Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

Questões de Concurso Militar EsSEx 2019 para Primeiro Tenente - Farmácia

Foram encontradas 50 questões

Q1284104 Farmácia
e acordo com OGA, S. et al. (2014), existem numerosas espécies vegetais tóxicas. Sua toxicidade é variada, incluindo desde vegetais que podem provocar intoxicação cianídrica até plantas alucinógenas. No entanto, as ornamentais, ou seja, as cultivadas em vasos ou jardins residenciais apresentam um potencial de risco relativamente pequeno, caracterizado em muitos casos por efeitos irritativos na pele e mucosas. Em relação à intoxicação por plantas ornamentais, assinale abaixo a alternativa incorreta:
Alternativas
Q1284105 Farmácia

De acordo com McPHERSON, R. A. et al. (2012), idealmente, um marcador tumoral deve ficar elevado no soro apenas de pacientes com tumor maligno, mas não deve sofrer aumento no soro de indivíduos livres de doença ou daqueles com doenças não malignas, como processos inflamatórios ou infecciosos. Além disso, um marcador tumoral proteico deve estar elevado no soro de pacientes com câncer em uma fase inicial, possibilitando com isso a detecção precoce do tumor e o início de terapia adequada. Embora nenhum marcador tumoral atenda a todas essas características, há um progresso contínuo rumo à descoberta de tais marcadores. O valor clínico de qualquer marcador tumoral dependerá de sua especificidade e sensibilidade, bem como do uso clínico planejado. Analise as afirmativas abaixo e marque a opção correta:

I. O oncogene HER2/neu sérico é empregado como marcador de prognóstico e monitorização terapêutica em casos de câncer de mama.

II. Um uso específico da fosfatase alcalina placentária (PLAP) está no soro ou, de maneira mais eficiente, no líquido cerebrospinal (LCE) de pacientes acometidos por massa na região pineal com diagnóstico diferencial de tumor de células germinativas versus pinealoma.

III. CA 19-9 é um marcador tumoral resultante de atividade alterada da glicosiltransferase.

IV. Testes para a detecção de marcadores tumorais definidos por anticorpos monoclonais possuem sensibilidade e especificidade mais altas que aqueles conduzidos com anticorpos policlonais.

Por exemplo, os marcadores CA 19-9, CA 125 e CA 15-3 são muito mais sensíveis e específicos que o CEA para carcinomas pancreático, ovariano e mamário, respectivamente.

Alternativas
Q1284106 Farmácia

De acordo com WILLIAMSON, M. A. et al. (2014), a isquemia encefálica pode ser transitória ou persistente, causada por trombose, embolia ou hipoperfusão. Os sinais e sintomas neurológicos podem não representar com exatidão a patologia de base. O diagnóstico de AVC é feito por anamnese, exame físico e técnicas de neuroimagem para identificar hemorragia e descartar tumor encefálico.

Em relação aos achados laboratoriais, marque a alternativa abaixo que apresenta um exame que não deve ser incluído em casos de suspeita de AVC.

Alternativas
Q1284107 Farmácia

Segundo KATZUNG, B. G. et al. (2017), as infecções por fungos em seres humanos aumentaram drasticamente em incidência e gravidade nos últimos anos, em razão sobretudo de avanços obtidos nos tratamentos cirúrgicos, oncológicos, de pacientes com transplante de órgãos sólidos e de medula óssea, da epidemia de HIV, além do uso crescente da antibioticoterapia de amplo espectro. Essas mudanças resultaram em maior número de pacientes com risco de infecções fúngicas.

Em relação aos agentes antifúngicos, enumere a segunda coluna de acordo com a primeira e marque a alternativa correta:

1–Anfotericina B

2–Flucitosina

3–Terbinafina

4–Caspofungina

(___) Pertence a classe das equinocandinas, é ativo contra Candida e Arpergillus, mas não contra C. neoformans ou agentes da zigomicose e da mucormicose. É hidrossolúvel e se liga à proteína. É administrada em uma dose única de ataque de 70mg, seguida por doses diárias de 50mg.

(___) É fungicida e interfere na biossíntese do ergosterol, porém, em lugar de interagir com o sistema P450, inibe a enzima fúngica esqualeno epoxidase.

(___) Fármaco antifúngico seletivo em seu efeito porque explora a diferença na composição lipídica das membranas celulares de fungos e mamíferos.

(___) Fármaco antifúngico captado pelas células fúngicas por meio da enzima citosina permease, sendo convertido em nível intracelular a 5-FU e, em seguida, a monofosfato de 5-fluorodeoxiuridina (FdUMP) e trifosfato de fluorouridina (FUTP), que inibem a síntese de DNA e RNA.

Alternativas
Q1284108 Farmácia

De acordo com ANSEL, H.C. et al. (2013), vários termos são comumente usados para discutir algumas das características dos géis.

Relacione a coluna da esquerda com a da direita:

1 – Embebimento

2 – Intumescimento

3 – Sinerese

4 – Tixotropia

5 – Xerogel

A. Formação gel-sol reversível sem mudança no volume ou na temperatura.

B. Captura de um liquido por um gel com aumento de volume.

C. Ocorre quando o líquido é removido de um gel e apenas a rede molecular permanece.

D. Captura de certa quantidade de liquido sem um aumento mensurável no volume.

E. Ocorre quando a interação entre as partículas da fase dispersa torna-se tão grande que, em repouso, o meio de dispersão é comprimido e o gel se contrai.

Assinale a opção que estabelece a CORRETA correlação entre as colunas:

Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: B
4: D
5: A