Questões de Concurso Militar CIAAR 2023 para Médico da Aeronáutica - Hemoterapia

Foram encontradas 30 questões

Q2192632 Medicina
“A irradiação dos hemocomponentes é realizada para a prevenção da doença do enxerto versus hospedeiro associada à transfusão (DECH‑AT), complicação imunológica usualmente fatal, causada pela enxertia e expansão clonal dos linfócitos do doador em receptores suscetíveis.” 
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Especializada e Temática. Guia para uso de hemocomponentes. – 2. ed., 1. reimpr. – Brasília: Ministério da Saúde, 2015. 136 p. : il.

Sobre a irradiação de componentes sanguíneos, analise as assertivas a seguir.

I. A dose de irradiação de componentes sanguíneos deve ser, no mínimo, de 50Gy sobre o plano médio da unidade selecionada.
II. A validade do concentrado de plaquetas irradiadas é menor do que a comum.
III. No caso de irradiação de componentes sanguíneos com mais de 14 dias de coleta, sua validade é de 48 horas.
IV. A irradiação de hemocomponentes está indicada quando o receptor deste for parente de primeiro grau do doador.

Estão corretas apenas as assertivas 
Alternativas
Q2192633 Medicina
Indique a opção que completa corretamente a lacuna da assertiva a seguir.
Com base na Portaria n. 158, de 04 de fevereiro de 2016, que redefine o regulamento técnico de procedimentos hemoterápicos, a gestação é motivo de inaptidão temporária para a doação de sangue até _________ após o parto.
Alternativas
Q2192634 Medicina
Em relação à coleta de sangue para fins de assistência transfusional, é correto afirmar que: 
Alternativas
Q2192635 Medicina
Com base na Portaria n. 158, de 04 de fevereiro de 2016, “O serviço de hemoterapia realizará os seguintes exames imuno-hematológicos para qualificação do sangue do doador, a fim de garantir a eficácia terapêutica e a segurança da futura doação.”
BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 158, de 04 de fevereiro de 2016. Redefine o regulamento técnico de procedimentos hemoterápicos. Brasília, 2016.

Sobre os exames de qualificação no sangue do doador, analise as assertivas abaixo.

I. Pelo menos durante os 6 (seis) próximos meses após a doação, será conservada (plasmateca ou soroteca) uma alíquota da amostra de plasma ou soro de cada doação de sangue em temperatura igual ou inferior a -20° C (vinte graus Celsius negativos).
II. É recomendada a realização da fenotipagem de antígenos eritrocitários dos sistemas Rh (D, C, c, E, e) e Kell (K1) nas amostras de sangue de doadores, conforme as demandas do serviço de hemoterapia.
III. É obrigatória a realização de exames laboratoriais de alta sensibilidade a cada doação, para detecção de sífilis, doença de Chagas, hepatite B, hepatite C, AIDS e CMV.
IV. Nas regiões endêmicas de malária, com transmissão ativa, independente da incidência parasitária da doença, será realizado teste para detecção do plasmódio ou de antígenos plasmodiais.

Sobre as assertivas acima, é correto afirmar que
Alternativas
Q2192636 Medicina
Sobre a doação de componentes por aférese, analise as assertivas abaixo.

I. O intervalo mínimo entre duas plasmaféreses em um doador é de 48 (quarenta e oito) horas, podendo um mesmo doador realizar doações, no máximo, 2 (duas) vezes em um período de 7 (sete) dias e 4 (quatro) vezes em um período de 2 (dois) meses.
II. Na doação de hemocomponentes por aférese, o volume sanguíneo extracorpóreo não deve superar 15% da volemia do doador.
III. O número máximo anual de doações de plasma por aférese, por doador, não será maior que 12 (doze).
IV. O candidato a doador não deve ser submetido a uma plaquetaférese se a sua contagem de plaquetas for inferior a 150 x 10e3 plaquetas/µL

Sobre as assertivas acima é correto afirmar que
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: D
4: B
5: D