O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

A gente tem tudo o que você precisa. Planos a partir de R$22/mês. Aproveite! 🚀

Questões de Concurso Militar ITA 2019 para Aluno - Matemática, Física, Química, Português e Inglês

Foram encontradas 70 questões

Q1287834 Física
Considere uma teoria na qual a força de interação entre duas “cargas generalizadas” q1 e q2 em universos N-dimensionais é expressa por Fe = q1q2 /(KrN-1), em que k é uma constante característica do meio. A teoria também prevê uma força entre dois “polos generalizados” p1 e p2 expressa por Fm = p1p2 /(µrN-1 ), na qual µ é outra constante característica do meio. Sabe-se ainda que um polo p pode interagir com uma corrente de carga, i, gerando uma força F = ip /(rN-2). Em todos os casos, r representa a distância entre os entes interagentes. Considerando as grandezas fundamentais massa, comprimento,tempo e corrente de carga, assinale a alternativa que corresponde à fórmula dimensional de .
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q1287835 Física
Um sistema de defesa aérea testa separadamente dois mísseis contra alvos móveis que se deslocam com velocidade constante ao longo de uma reta distante de d do ponto de lançamento dos mísseis. Para atingir o alvo, o míssil 1 executa uma trajetória retilínea, enquanto o míssil 2, uma trajetória com velocidade sempre orientada para o alvo. A figura ilustra o instante de disparo de cada míssil, com o alvo passando pela origem do sistema de coordenadas xy. Sendo os módulos das velocidades dos mísseis iguais entre si, maiores que va e mantidos constantes, considere as seguintes afirmações:
I. Os intervalos de tempo entre o disparo e a colisão podem ser iguais para ambos os mísseis. II. Para que o míssil 1 acerte o alvo é necessário que o módulo da componente y de sua velocidade seja igual a va. III. Desde o disparo até a colisão, o míssil 2 executa uma trajetória curva de concavidade positiva com relação ao sistema xy.
Considerando V corno verdadeira e F como falsa, as afirmações I, II e III são, respectivamente,
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q1287836 Física
Um bloco de massa m sustentado por um par de molas idênticas, paralelas e de constante elástica k, desce verticalmente com velocidade constante e de módulo v controlada por um motor, conforme ilustra a figura. Se o motor travar repentinamente, ocorrerá uma força de tração máxima no cabo com módulo igual a
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q1287837 Física
Por uma mangueira de diâmetro D1 flui água a uma velocidade de 360 m/min, conectando-se na sua extremidade a 30 outras mangueiras iguais entre si, de diâmetro D2 < D1. Assinale a relação D2/D1 para que os jatos de água na saída das mangueiras tenham alcance horizontal máximo de 40 m.
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q1287838 Física
Um satélite artificial viaja em direção a um planeta ao longo de uma trajetória parabólica. A uma distância d desse corpo celeste, propulsores são acionados de modo a, a partir daquele instante, mudar o módulo da velocidade do satélite de vp para ve e também a sua trajetória, que passa a ser elíptica em torno do planeta, com semieixo maior a. Sendo a massa do satélite desproporcionalmente menor que a do planeta, a razão ve/vp é dada por
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Respostas
1: B
2: E
3: C
4: A
5: C