Questões de Concurso Militar CIAAR 2015 para Primeiro Tenente - Cardiologia

Foram encontradas 23 questões

Q677459 Medicina

Nos Estados Unidos a Angina Instável (AI) é a causa cardiovascular mais comum de internação hospitalar, sendo também a responsável pela maioria das internações em unidades coronárias. Durante a evolução, uma parte destes pacientes desenvolve elevações nos marcadores bioquímicos de dano miocárdico, configurando o quadro de Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) sem supradesnível do segmento ST, sendo que estas duas entidades (AI e IAM), quando em conjunto, compõem as Síndromes Isquêmicas Miocárdicas Instáveis (SIMI) sem supradesnível do segmento ST. A respeito dessas Síndromes Isquêmicas Miocárdicas Instáveis (SIMI), informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Todos os pacientes com SIMI ou suspeita de SIMI devem realizar eletrocardiograma. Idealmente, esse exame deve ser realizado em até 10 minutos após a chegada do paciente ao hospital.

( ) Marcadores bioquímicos de lesão miocárdica devem ser mensurados em todos os pacientes com suspeita de SIMI. Os marcadores devem ser medidos na admissão e repetidos pelo menos uma vez, 6-9 horas após (preferencialmente 9-12 horas após o início dos sintomas), caso a primeira dosagem seja normal ou discretamente elevada, sendo CK-MB massa e troponinas os marcadores de escolha.

( ) O sulfato de morfina é considerado o analgésico de eleição devido à dor precordial presente nas SIMI, sendo administrado por via intravenosa, na dose de 1 a 5mg quando a dor não for aliviada com o uso de nitratos sublingual, ou nos casos de recorrência da dor apesar da adequada terapêutica anti-isquêmica.

Alternativas
Q677460 Medicina

A Insuficiência Cardíaca (IC) aguda é definida como início rápido ou mudança clínica dos sinais e sintomas de IC, resultando na necessidade urgente de terapia. A respeito da Insuficiência Cardíaca aguda, analise as afirmativas a seguir.

I. Para a sedação de pacientes críticos nos casos de Insuficiência Cardíaca aguda, recomenda-se o propofol ou o midazolam. O propofol causa maior estabilidade hemodinâmica enquanto o midazolam causa uma extubação mais rápida.

II. Para os pacientes que evoluem com tamponamento cardíaco, a pericardiocentese deve ser realizada, sendo que a drenagem guiada pelo ecocardiograma é o procedimento de escolha.

III. Em associação aos nitratos orais, o uso da hidralazina está sempre indicado como primeira escolha quando alguma contraindicação se faz aos inibidores da enzima conversora de angiotensina ou bloqueadores dos receptores da angiotensina ainda na fase de internação e de compensação da Insuficiência Cardíaca.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

Alternativas
Q677461 Medicina

O paciente com Insuficiência Cardíaca (IC) apresenta múltiplos fatores envolvidos tanto em sua gênese, como em sua evolução. A elevada morbimortalidade encontrada em pacientes portadores de IC requer frequentes internações, exigindo, portanto, abordagem multidisciplinar contínua. A respeito da Insuficiência Cardíaca (IC), informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) A amiodarona, por ser efetiva contra a maioria das arritmias supraventriculares (inclusive a fibrilação atrial), é a droga de escolha para a restauração e manutenção do ritmo sinusal se não houver indicação de cardioversão elétrica, nos pacientes com insuficiência cardíaca que apresentam tais arritmias.

( ) Em pacientes com insuficiência cardíaca direita associada à instabilidade hemodinâmica, a dobutamina é a droga de escolha.

( ) O ecocardiograma de estresse pode ser utilizado para avaliar a presença e a extensão da isquemia miocárdica em pacientes com IC crônica e disfunção ventricular de etiologia isquêmica.

Alternativas
Q677462 Medicina

No Brasil, a doença valvar representa uma significativa parcela das internações por doença cardiovascular. A respeito das valvopatias, analise as afirmativas a seguir.

I. O tratamento da insuficiência aórtica aguda é o reparo ou a troca valvar. O tratamento farmacológico, nesse contexto, visa dar suporte temporário ao paciente até que a cirurgia seja realizada, não se devendo postergar a intervenção.

II. A cirurgia valvar aórtica ainda é a única terapêutica efetiva a longo prazo no alívio da sobrecarga ventricular esquerda em pacientes com estenose aórtica importante. Entretanto, em decorrência do risco operatório e das complicações imediatas e tardias das próteses valvares, o momento ideal para a indicação cirúrgica é muitas vezes controverso.

III. Em virtude das altas taxas de complicações, a valvuloplastia tricúspide por cateter balão não é preconizada no tratamento da estenose tricúspide.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

Alternativas
Q677463 Medicina

Os portadores de infarto agudo do miocárdio com elevação do segmento ST (IAMCST) podem evoluir com algumas complicações, sendo necessário o tratamento precoce a fim de evitar a morbimortalidade do paciente. Com relação ao tratamento das complicações oriundas do IAMCST, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) No tratamento da pericardite pós-IAMCST deve-se instituir o tratamento com anti-inflamatório não esteroide (tratamento de escolha) a cada quatro horas, reduzindo as doses quando melhorar os sintomas do paciente.

( ) Embora seja uma arritmia pouco frequente no IAMCST (menos de 10% dos casos), a taquicardia paroxística supraventricular, quando presente e não autolimitada, pode levar a grave comprometimento hemodinâmico, sendo que o tratamento inicial deve sempre ser a manobra vagal: massagem do seio carotídeo.

( ) Quando refratário aos choques, o tratamento da fibrilação ventricular no infarto agudo do miocárdio pode ser realizado com amiodarona venosa (300mg em bolus) seguida do choque não sincronizado. Uma dose extra de 150mg de amiodarona poderá ser feita sem fibrilação ventricular refratária.

Alternativas
Respostas
1: D
2: D
3: C
4: B
5: D