Questões Militares de Psicologia - Transtornos de Personalidade

Foram encontradas 34 questões

Q2091572 Psicologia
Pessoas com transtornos de personalidade borderline tendem a apresentar comportamentos de risco, dentre os quais, atentar contra a própria vida. Isso as leva, com certa frequência, às urgências e/ou emergências hospitalares, demandando atendimento específico, compatível com quadro de tentativa de autoextermínio. Ao lidar com este perfil de paciente, temos que lidar com risco iminente à vida. A respeito disso, assinale a afirmativa INCORRETA. 
Alternativas
Q1818318 Psicologia
A entidade nosológica da tradição psicopatológica (mas que não aparece nos sistemas atuais) referente a formas de psicose esquizofreniforme de aparecimento tardio (após os 50 ou 60 anos), em que surgem delírios em geral organizados e acompanhados de alucinações, mas nas quais, de forma semelhante ao transtorno delirante, há relativa preservação da personalidade, sem alterações ou com alterações mínimas da afetividade ou vontade, é chamada corretamente de
Alternativas
Q994712 Psicologia
Sobre os Transtornos de Personalidade, é correto afirmar que o
Alternativas
Q858255 Psicologia
     Um rapaz de dezesseis anos de idade, de profissão desconhecida, solteiro, católico e que cursava o 6.º ano do ensino fundamental, apresentava, havia um ano, agressividade recorrente contra sua irmã. Mostrava-se ausente, desconectado do meio ambiente, preferindo retirar-se e isolar-se do contato com outras pessoas. Apresentava medos difusos e, quando interrogado a respeito disso, dizia estar com problema espiritual. Ele já havia sido internado durante vinte dias, mas acabara saindo no mesmo estado de retraimento e desinteresse. Perante os médicos, apresentava uma postura desafiadora e irônica, afirmando não confiar em psicólogos. “Nunca tive amigos. Às vezes é difícil falar. Eu reúno todas as palavras na cabeça e não me esqueço de nada”, dizia o rapaz. De acordo com a equipe de enfermagem, ele agia com birra e pirraça, além de ter comportamento bizarro, andando com o pé arrastando pela parede. Era irritável, impulsivo contra os outros e si mesmo e insistia que seu problema era espiritual. O exame psíquico evidenciou atenção dispersa, incapacidade de interpretar provérbios, pensamentos desconexos, com associações frouxas e respostas curtas. Muitas vezes, não respondia ao que havia sido perguntado; ficava com a cabeça baixa e feição séria. Ao ser questionado a respeito, o jovem dizia “eu sou de fazer, não sou de falar”.

Considerando esse caso clínico, julgue os item que se segue.

O caso clínico em questão aponta para uma dinâmica estrutural perversa, especificamente com critérios de um Transtorno de Personalidade Antissocial.

Alternativas
Q741831 Psicologia
Padrão global de instabilidade dos relacionamentos interpessoais, de autoimagem e dos afetos, acentuada impulsividade, inaceitação de abandonos, recorrência de ameaça de comportamento automutilante, sentimentos crônicos de vazio e ideação paranoide transitória, são componentes do transtorno
Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: C
4: E
5: B