O seu navegador (Unknown Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

Questões Militares de Odontologia - Restaurações Diretas e Indiretas

Foram encontradas 208 questões

Q1886490 Odontologia

A decisão por reparar ou substituir restaurações de resina composta é um desafio que vários dentistas enfrentam no dia a dia da prática profissional. A respeito dos procedimentos de reparo em resina composta, analise as afirmativas.


I- O processo de reparo pode ser mais complicado em uma restauração antiga de resina composta, porque a quantidade de ligações duplas de carbono remanescentes diminui com o tempo.

II- O tratamento de superf cie tem por finalidade remover a camada superficial alterada, aumentar a energia de superf cie da resina envelhecida e ainda aumentar sua área com a criação de irregularidades.

III- A asperização de superf cie deve ser realizada por meio de pontas diamantadas ou jateamento com xido de alum nio.

IV- O condicionamento da resina com ácido fosf rico promove alteração sobre o seu padrão morfol gico, aumentando a força de união do reparo.


Está correto o que se afirma em

Alternativas
Q1886488 Odontologia

O processo para restaurações com materiais adesivos estéticos é complexo, uma vez que envolve a união dos materiais restauradores aos tecidos dentais. A respeito de adesão e restauração em resina composta de dentes posteriores, analise as afirmativas.


I- Em cavidades com profundidade de até 4 mm, resinas bulk fill podem ser inseridas em incrementos únicos. Isso se deve ao fato de que o stress de contração é minimizado por seu baixo grau de contração de polimerização e porque sua alta translucidez permite que a luz incidente penetre mais profundamente na resina.

II- A energia resultante de uma exposição de luz a 1.000 mW/cm2 por segundos é idêntica energia de uma exposição a m cm2 por 40 segundos, assim o tempo de exposição de fotopolimerizadores com intensidade de luz menor pode ser compensada pelo aumento no tempo de exposição.

III- Adesivos odontológicos autocondicionantes de dois passos requerem que a dentina, após condicionamento com ácido fosfórico 37% por 15 segundos, seja mantida úmida para que ocorra a exposição de um emaranhado de fibras colágenas de modo a permitir a infiltração subsequente do adesivo.

IV- Ap s a instalação da matriz metálica e cunha nas faces mesial e distal, a inserção da resina composta em cavidades MO é iniciada simultaneamente pelas caixas proximais, por meio da aplicação sucessiva de pequenos incrementos horizontais, fotoativados individualmente.


Está correto o que se afirma em 

Alternativas
Q1809095 Odontologia
Segundo Shillinburg (2011), o preparo para restauração de dentes em torno dos quais tenha perda da altura da gengiva ou qualquer outra alteração da arquitetura gengival frequentemente precisa ser modificado.
Sobre o preparo de dentes com periodonto reduzido, é correto afirmar que
Alternativas
Q1806146 Odontologia
A Síndrome do Dente Rachado (SDR) ou síndrome do dente trincado ou gretado é uma nova condição muito frequente nos consultórios odontológicos, atualmente, e vem acometendo pacientes cada vez mais jovens. Os principais sintomas são desconforto durante a mastigação de alimentos duros e a dor é aguda, quase insuportável. Geralmente, os dentes apresentam trincas ou rachaduras, por vezes imperceptíveis, e o diagnóstico precoce pode evitar consequências desastrosas, como a fratura de uma cúspide ou, até mesmo, a perda do elemento dental.
Com base nessas informações, é incorreto afirmar que a/o
Alternativas
Q1806145 Odontologia
Existem algumas falhas que ocorrem com certa frequência durante as atividades clínicas que, se evitadas ou contornadas, contribuem para uma maior longevidade dos procedimentos restauradores adesivos.
Não interfere na qualidade adesiva o/a
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: D
4: B
5: C