O seu navegador (Unknown Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

Questões Militares de Odontologia - Disfunção Temporomandibular (DTM)

Foram encontradas 30 questões

Q1875021 Odontologia
Sobre anatomia da articulação temporomandibular (ATM), é correto afirmar:
Alternativas
Q1809093 Odontologia
Pegoraro et. al. (2013) mostra que quando se realiza a montagem dos modelos em articuladores, tem-se como objetivo a reprodução do relacionamento oclusal do paciente. O objetivo principal é a reprodução o mais fiel possível das posições estáticas e dinâmicas da mandíbula em relação à maxila.
Desse modo, não corresponde a limitações do Articulador semi-ajustável (ASA) que impedem a reprodução de todas as características encontradas na ATM o/a
Alternativas
Q1809066 Odontologia
De acordo com Okeson (2013), a anatomia oclusal dos dentes funciona em harmonia com as estruturas que controlam os padrões de movimento da mandíbula. As estruturas que determinam esses padrões são as Articulações Temporomandibulares (ATMs) e os dentes anteriores.
Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo sobre os determinantes da morfologia oclusal.
( ) Quanto maior o trespasse horizontal na guia anterior, mais curtas serão as cúspides posteriores. ( ) Quanto maior à distância intercondilar, maior o trajeto dos movimentos laterotrusivo e mediotrusivo. ( ) Quanto mais acentuado o grau de curvatura da Curva de Spee, mais curtas serão as cúspides posteriores. ( ) Quanto maior o movimento de translação lateral, maior o ângulo entre os trajetos laterotrusivo e mediotrusivo.
De acordo com as afirmações, a sequência correta é
Alternativas
Q1013702 Odontologia
Segundo White e Pharoah (2015), sobre a Articulação Temporomandibular (ATM), marque a opção correta.
Alternativas
Q1009295 Odontologia
A sintomatologia dolorosa de origem articular, em determinados casos parte de fenômenos gerados dentro da ATM, os quais podem advir de doenças degenerativas do côndilo, como erosão, osteófito ou mesmo desarranjos internos funcionais, em que ambos os côndilos acabam por pressionar os mecanorreceptores articulares que controlam o reflexo de estiramento muscular, o que se traduz em dor na articulação. Como são conhecidos esses mecanorreceptores, segundo BORAKS (2011)?
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: C
4: C
5: D