O seu navegador (Unknown Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

Questões Militares de Odontologia - Dentes Permanentes

Foram encontradas 61 questões

Q908610 Odontologia

Em relação à resposta pulpar após traumatismos dentários, analise as seguintes afirmativas.


I. Nas fraturas radiculares, o tratamento endodôntico está sempre indicado.

II. Dentes portadores de obliteração do canal radicular (OCR) respondem negativamente aos testes térmicos e positivamente ao teste de sensibilidade elétrico.

III. Após luxações brandas, em dentes com rizogênese completa, pode ocorrer o fenômeno denominado reabsorção apical transitória.

IV. Em uma fase precoce do desenvolvimento radicular, quando a polpa vital é exposta acidentalmente, o procedimento de escolha deve ser aquele que permita a apecigênese.

V. Após avulsões em dentes com rizogênese completa, é recomendável que tanto a pulpectomia, quanto a colocação de Ca(OH)2 no canal sejam realizadas imediatamente após o reimplante dentário.


Está correto apenas o que se afirma em

Alternativas
Q908609 Odontologia

A necrose pulpar é uma das consequências relacionadas aos danos que as injúrias por luxação provocam ao suprimento neurovascular apical.


Com base no exposto, responda: qual das alternativas a seguir apresenta o tipo de injúria por luxação considerado mais deletério e determinante para o desenvolvimento de necrose pulpar, em dentes traumatizados?

Alternativas
Q908603 Odontologia

O insucesso endodôntico pode resultar de falhas técnicas ou estar associado a fatores microbianos que não foram eliminados ou controlados pelos procedimentos intracanais. Considerando o exposto, analise as afirmativas que se seguem e informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma sobre o tema “insucessos endodônticos”.


( ) A microbiota relacionada a casos associados ao fracasso endodôntico pode ser caracterizada como uma infecção com menor diversidade de espécies que a infecção primária.

( ) A resistência do Enterococcus faecalis (E. faecalis) ao Ca(OH)2 está relacionada ao fato de esta espécie impedir um aumento de pH interno que acarretaria em morte celular.

( ) A tomografia computadorizada de feixe cônico não está indicada para se completar o diagnóstico de fraturas radiculares, quando o dente se apresentar com retentor intrarradicular metálico.

( ) Antes de se optar pelo retratamento endodôntico, nos casos de dor odontogênica em dentes tratados endodonticamente, o diagnóstico diferencial deverá incluir disfunção temporomandibular, trauma oclusal, dor neurogênica, doença periodontal e fraturas dentárias.


A sequência correta é 

Alternativas
Q908585 Odontologia

O agregado trióxido mineral (MTA) é um pó composto por óxidos minerais e íons e vem sendo utilizado preferencialmente ao hidróxido de cálcio Ca(OH)2 , em casos clínicos de pulpotomias, capeamentos pulpares diretos, perfurações e fraturas radiculares e apecigêneses.


Diante do exposto, pode-se afirmar que é uma vantagem do MTA em relação ao Ca(OH)2 :

Alternativas
Q821769 Odontologia

Avalie as afirmações em relação ao Traumatismo Dentário.

I. A obliteração do canal radicular é comum após as injúrias por luxação.

II. A frequência de obliteração do canal radicular é inversamente proporcional à de necrose pulpar.

III. É possível ocorrer amarelamento da coroa nas fraturas radiculares, devido à metamorfose cálcica.

IV. Nas fraturas radiculares (coroa-raiz) é comum, na maioria dos casos, o surgimento de necrose pulpar nos segmentos coronário e segmento apical.

Está correto o que se afirma apenas em

Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: C
4: D
5: A