Questões Militares de Medicina - Traumas

Foram encontradas 122 questões

Q2260758 Medicina
Com relação ao traumatismo hepático, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Ano: 2023 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2023 - EsFCEx - Oficial - Pediatria |
Q2260372 Medicina
Menino, 4 anos de idade, estava na bicicleta com o irmão de 9 anos na calçada de casa, caíram ao desviar de um cachorro. Não usavam capacetes. Na sala de emergência, está consciente, orientado, com abertura ocular espontânea, obedece a comandos, FC = 110 bpm, FR = 24 mrm, TEC = 2 seg, escoriações em membros e hematoma em região parietal direita, com 3 cm de diâmetro e fratura palpável. A conduta para o quadro indicado é:
Alternativas
Q2259697 Medicina
Homem de 70 anos com história de hipertensão, diabete tipo 2 e doença renal crônica é internado na UTI após um acidente automobilístico com fraturas múltiplas. Ele recebe dipirona, cetoprofeno e morfina, mas nenhuma outra forma de sedação/analgesia. Durante a evolução, ele desenvolve delírio hiperativo associado a tremores, mioclonias difusas e asterixis, sem febre ou cefaleia. Glicemia capilar: 132 mg/dL. Pressão arterial: 172 x 108 mmHg. Os nervos cranianos estão intactos com movimentação normal nas quatro extremidades. A tomografia sem é negativa para patologia intracraniana aguda.
Considerando a principal hipótese para a evolução do paciente, nesse momento, o tratamento mais eficaz é 
Alternativas
Q2259290 Medicina
Paciente do sexo feminino, 27 anos, vítima de atropelamento, deu entrada no pronto-socorro apresentando tórax instável, respiração paradoxal secundária a fraturas com desvio em vários arcos costais e pneumotórax bilateral, drenada bilateralmente no atendimento primário. Foi encaminhada à UTI consciente, respirando espontaneamente, estável hemodinamicamente. Após quatro horas do atendimento, apresentou quadro de insuficiência respiratória aguda progressiva sendo entubada. Qual é a causa mais provável para essa evolução clínica?
Alternativas
Q2259289 Medicina
Paciente masculino, 65 anos, vítima de trauma contuso de alta energia, por um acidente entre uma moto e um ônibus, dá entrada em pronto-socorro consciente, orientado. Há escoriações visíveis em dorso e tórax à direita. Evolui após 2 horas do primeiro atendimento com piora da dispneia, taquipneia e taquicardia. Durante a ausculta pulmonar, o exame físico revela diminuição importante da ausculta pulmonar à direita, frêmito toracovocal abolido e hipertimpanismo na percussão. A história e exame físico são compatíveis com:
Alternativas
Respostas
1: E
2: C
3: C
4: D
5: C