Questões Militares de Farmácia - Farmácia Oncológica

Foram encontradas 43 questões

Ano: 2023 Banca: PM-MG Órgão: PM-MG Prova: PM-MG - 2023 - PM-MG - Farmácia |
Q2173772 Farmácia
A farmacoterapia do câncer inclui inúmeras classes de medicamentos: de agentes citotóxicos a hormônios e terapias contra alvos moleculares específicos. Sobre a terapia antineoplásica, marque a alternativa que contém um fármaco administrado por via oral com a CORRETA orientação que deve ser fornecida ao paciente:
Alternativas
Q2023441 Farmácia
A Câmara de Segurança Biológica classe II, tipo B2, é mais indicada para a manipulação de agentes antineoplásicos, porque possui fluxo laminar 
Alternativas
Q1807735 Farmácia
A central de manipulação de antineoplásicos é um setor onde são realizadas todas as atividades envolvendo a operação farmacêutica de preparação das soluções parenterais destinadas ao tratamento do câncer.
Assinale a alternativa que corresponde quais são as câmaras de segurança biológica utilizadas para a manipulação de antineoplásicos.
Alternativas
Q1284147 Farmácia

Segundo ANSEL, H.C. et al (2013), um radiofármaco é um agente farmacêutico radioativo empregado em procedimentos terapêuticos e de diagnostico.

Considere as afirmativas abaixo:

I. Raios gama são vibrações eletromagnéticas comparáveis à luz, mas apresentam comprimento de onda muito curto. Devido ao curto comprimento de onda e à alta energia, a radiação gama é muito penetrante;

II. A partícula alfa tem menor massa e carga de radiação, consistindo em dois prótons e dois nêutrons, idênticas ao núcleo do Hélio;

III. O Ítrio-90, um metal radioativo trivalente, é um radionuclideo que emite puramente partículas alfa. Sua principal aplicação terapêutica é na radioimunoterapia de tumores sólidos e linfomas.

IV. O Iodeto de Sódio-131 é usado em estudos da função da tireoide ou em testes de captura na determinação da fração de radioatividade que atinge a glândula. O tempo de visualização da radioatividade é de 18 a 24 horas. V. O Lutécio-177 é um metal terroso raro, que emite somente partículas beta, sendo aplicado clinicamente no câncer de colo, câncer ósseo, linfoma não Hodgkin.

VI. O Captopril é um fármaco não radioativo usado na medicina nuclear para auxiliar no diagnóstico de hipertensão retrovascular em pacientes hipertensivos com traumas de abdome, declínio da função renal ou cujo controle da hipertensão com terapia medicamentosa é ruim.

Assinale a afirmativa CORRETA:

Alternativas
Ano: 2004 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: HFA
Q1238630 Farmácia
Uma das explicações para o câncer é a sua origem monoclonal, ou seja, a doença é originária de uma mutação de um gene em uma única célula mutada. Essa mutação levaria à tradução de uma proteína defeituosa, o que, dependendo da função da proteína, acarretaria modificações nas sinalizações celulares que estimulam ou inibem o ciclo celular e, conseqüentemente, no ritmo de crescimento de um tecido. Em relação aos quimioterápicos, julgue o item a seguir.
O metotrexato é um inibidor da diidrofolato reductase, enzima responsável pela redução do ácido fólico em ácido tetraidrofólico, e pode ser administrado por inúmeras vias, entre elas a intratecal.
Alternativas
Respostas
1: D
2: E
3: C
4: C
5: C