Questões Militares de Enfermagem - Hipertensão Arterial Sistêmica

Foram encontradas 5 questões

Q2194729 Enfermagem
Sobre as síndromes hipertensivas da gravidez, é importante o enfermeiro encaminhar gestantes identificadas como grupo de risco para o médico. Por esse motivo, é necessário identificar os agravos das síndromes hipertensivas da gravidez.
Diante do exposto acima, informe verdadeiro (V) ou falso (F) para as assertivas abaixo e, em seguida, marque a opção que apresenta a sequência correta.
( ) As gestantes com diagnóstico de pré-eclâmpsia leve deverão ser internadas, devem ser solicitados os exames de rotina e avaliadas as condições maternas e fetais.
( ) A diminuição rápida de peso, edema facial ou outros sintomas sugestivos da doença requerem uma monitoração mais rigorosa da pressão arterial e a detecção de proteinúria.
( ) Na ausência de proteinúria, a suspeita de pré-eclâmpsia se fortalece quando percebe-se o aumento da pressão acompanhado por cefaleia, distúrbios visuais, dor abdominal, plaquetopenia e aumento de enzimas hepáticas.
( ) A presença dos seguintes sinais e sintomas demanda internação imediata: PA 150/100mmHg; proteinúria na fita ++ ou mais; aumento exagerado de peso; cefaleia grave e persistente; dor abdominal persistente, principalmente na região epigástrica e hipocôndrio; sangramento vaginal; diminuição dos movimentos fetais. 
Alternativas
Ano: 2022 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2022 - EsFCEx - Enfermagem |
Q1983525 Enfermagem
A implementação do tratamento anti-hipertensivo com medidas farmacológicas e não farmacológicas tem como objetivo a redução da morbidade e mortalidade resultantes dos valores elevados para pressão arterial (PA), mas, apesar da efetividade e da eficácia comprovadas do tratamento, os índices de controle da hipertensão arterial (HA) ainda são insatisfatórios. Ao apresentar essa questão, as Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial (2020) destacam ainda que “a adesão ao tratamento é um processo complexo e multidimensional no qual se identificam barreiras reunidas em cinco dimensões que podem fornecer uma visão mais abrangente para os profissionais de saúde, visando a intervenções eficazes para o melhor controle da PA”.
Considerando que, ao definir estratégias adequadas para promover a adesão ao tratamento anti-hipertensivo, o enfermeiro deve estar apto a reconhecer tais barreiras, observe o quadro a seguir e relacione as colunas de modo a tornar correta a associação entre os fatores que interferem na adesão ao tratamento anti-hipertensivo e a dimensão a qual pertencem.

Fatores que interferem na adesão ao tratamento anti-hipertensivo
a Comunicação ineficaz b Efeitos adversos c Baixa escolaridade d Complicações a longo prazo e Baixa motivação e autoestima
Dimensão
I Sociodemográfica
II Tratamento medicamentoso 
III Equipes e o sistema de saúde 
IV Paciente
V Doença


Assinale a alternativa que apresenta a associação correta.
Alternativas
Q1871151 Enfermagem
Hipertensão arterial é uma doença crônica que deve ser diagnosticada o quanto antes para que o tratamento seja implementado e, portanto, que os riscos de agravos e complicações em órgãos como rins e cérebro sejam diminuídos. Para um diagnóstico correto e cuidados adequados, a verificação da pressão arterial deve ser feita com técnica-procedimental rigorosa.

Considerando o atendimento de uma pessoa adulta, assinale a afirmativa correta em relação ao procedimento.
Alternativas
Q997334 Enfermagem
A hipertensão arterial (HA) é condição clínica multifatorial caracterizada por elevação sustentada dos níveis pressóricos. Considera-se HAS em estágio 1 quando:
Alternativas
Q654777 Enfermagem
Qual dos fatores abaixo não influencia o aparecimento da hipertensão arterial?
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: A
4: B
5: B