Questões Militares de Jornalismo - Construção social da realidade
Foram encontradas 15 questões
Ano: 2019
Banca:
Exército
Órgão:
EsFCEx
Prova:
Exército - 2019 - EsFCEx - Oficial - Comunicação Social |
Q1120983
Jornalismo
O processo de urbanização intensa, logo após a Segunda
Guerra Mundial, refletiria nas análises sobre a comunicação
no continente. Efetivamente, as pessoas que chegavam aos
grandes centros urbanos, como São Paulo, Rio de Janeiro,
Buenos Aires, Cidade do México ou Santiago, acabaram
expostas aos meios de comunicação de massa (notadamente
o rádio e a televisão) de maneira muito rápida. A preocupação
com “as massas” alentava pesquisas destinadas a denunciar
a alienação promovida pela comunicação, que se valia da
população analfabeta, presa fácil de sofrer manipulação,
deslumbrada pelo fascínio apresentado pelos meios de
comunicação.
VICENTE, MM. História e comunicação na ordem internacional. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009. Com base nesse fragmento de texto, assinale a alternativa correta.
VICENTE, MM. História e comunicação na ordem internacional. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009. Com base nesse fragmento de texto, assinale a alternativa correta.
Ano: 2019
Banca:
Exército
Órgão:
EsFCEx
Prova:
Exército - 2019 - EsFCEx - Oficial - Comunicação Social |
Q1120982
Jornalismo
Com base nas ideias de McLuhan, assinale uma das falas
indicadas nas alternativas a seguir que NÃO tenha sido
proferida por ele.
Ano: 2019
Banca:
Exército
Órgão:
EsFCEx
Prova:
Exército - 2019 - EsFCEx - Oficial - Comunicação Social |
Q1120974
Jornalismo
O desenvolvimento dos meios de comunicação na
contemporaneidade modificou a prática do jornalismo,
reconfigurando suas mediações sociais e culturais, em função
do uso das novas tecnologias e das novas relações
estabelecidas entre produtores e consumidores de
informação. Isto é, o jornalismo se reinventa cotidianamente
como discurso e prática social e impõe um olhar crítico aos
pesquisadores. Dessa forma, ao mesmo tempo, o campo
acadêmico do jornalismo se fortaleceu nas universidades de
todo o país, possível de ser dimensionado na observação dos
trabalhos desenvolvidos por diferentes entidades ligadas a
essa prática e diante da publicação de uma vasta bibliografia
que veio manter o debate sobre suas questões teóricas e
metodológicas, aperfeiçoando as investigações.
PELINSON, F. Particularidades da pesquisa em Jornalismo. In: Seminário Internacional de Pesquisa em Comunicação, 2013, Santa Maria, Rio Grande do Sul. Anais do Sipecom, 2013 Com base nesse fragmento de texto, é correto afirmar que
PELINSON, F. Particularidades da pesquisa em Jornalismo. In: Seminário Internacional de Pesquisa em Comunicação, 2013, Santa Maria, Rio Grande do Sul. Anais do Sipecom, 2013 Com base nesse fragmento de texto, é correto afirmar que
Ano: 2019
Banca:
Exército
Órgão:
EsFCEx
Prova:
Exército - 2019 - EsFCEx - Oficial - Comunicação Social |
Q1120970
Jornalismo
Indústria cultural, como se sabe, é um conceito de Theodor
Adorno e Max Horkheimer (1985), expoentes da chamada
Escola de Frankfurt, célebre por elaborar uma teoria crítica da
sociedade. Em seu livro de 1947, Dialética do esclarecimento,
eles conceberam o conceito a fim de pensar a questão da
cultura no capitalismo recente. Estavam impactados pela
experiência vivida no país cuja indústria cultural era a mais
avançada, os Estados Unidos, no qual se exilaram de 1939 a
1949. Lá trabalharam no Projeto Princeton sobre o rádio,
financiado pela Fundação Rockefeller e dirigido pelo sociólogo
Paul Lazarsfeld, também exilado na academia americana,
tendo como propósito estudar os efeitos da comunicação de
massa na sociedade.
RIDENTI, M. A indústria cultural brasileira na formulação de Renato Ortiz. Ciências Sociais Unisinos, [s. l.], v. 54, n. 2, p. 156– 160, 2018. Com base na leitura do texto, analise as afirmativas a seguir:
I. De acordo com Adorno e Horkheimer, a indústria cultural envolve um processo integrado de produção de mercadorias culturais, constituindo uma lógica da produção de cultura no capitalismo tardio, submetida à mercantilização.
II. Quando os autores começaram a empregar essa terminologia, queriam analisar tendências sociais e estéticas e criticar o que consideravam novas formas de dominação pelo viés da cultura.
III. Segundo Adorno e Horkheimer, a técnica da Indústria Cultural levou à padronização e à produção em série.
Assinale
RIDENTI, M. A indústria cultural brasileira na formulação de Renato Ortiz. Ciências Sociais Unisinos, [s. l.], v. 54, n. 2, p. 156– 160, 2018. Com base na leitura do texto, analise as afirmativas a seguir:
I. De acordo com Adorno e Horkheimer, a indústria cultural envolve um processo integrado de produção de mercadorias culturais, constituindo uma lógica da produção de cultura no capitalismo tardio, submetida à mercantilização.
II. Quando os autores começaram a empregar essa terminologia, queriam analisar tendências sociais e estéticas e criticar o que consideravam novas formas de dominação pelo viés da cultura.
III. Segundo Adorno e Horkheimer, a técnica da Indústria Cultural levou à padronização e à produção em série.
Assinale
Ano: 2019
Banca:
Exército
Órgão:
EsFCEx
Prova:
Exército - 2019 - EsFCEx - Oficial - Comunicação Social |
Q1120968
Jornalismo
A Teoria do Agendamento, ou do Agenda-Setting, foi
apresentada por Maxwell McCombs e Donald Shaw, em 1972,
em um estudo sobre eleições nos Estados Unidos. A ideia
principal da teoria é que os meios de comunicação “agendam”
o pensar social. McCombs trata a proposição, ainda, como
Teoria da Agenda.
SOUSA, Ana Caroline da Silva Ribeiro; ROCHA, Liana Vidigal. Agenda-Setting e Twitter: um estudo da relação entre teoria e prática. In: SOUZA, Rose Maria Vidal de; MELO, José Marques de; MORAIS, Osvando J. de. Teorias da Comunicação: Correntes de Pensamento e Metodologia de Ensino. São Paulo: Intercom, 2014. p. 261-290.
Considerando o texto apresentado, analise as afirmativas a seguir:
I. Na Teoria do Agendamento, a mídia sugere quais temas devem fazer parte da agenda pública. Além disso, os veículos jornalísticos são a única fonte de informação da audiência.
II. O público pode agendar a mídia, com base em demandas para que ela dê visibilidade a temas que lhe interessam. A esse tipo de agendamento, dá-se o nome de contra-agendamento.
III. Os consumidores de produtos midiáticos tendem a considerar mais importantes os temas veiculados. Ou seja, os meios de comunicação agendam nossas conversas.
Assinale
SOUSA, Ana Caroline da Silva Ribeiro; ROCHA, Liana Vidigal. Agenda-Setting e Twitter: um estudo da relação entre teoria e prática. In: SOUZA, Rose Maria Vidal de; MELO, José Marques de; MORAIS, Osvando J. de. Teorias da Comunicação: Correntes de Pensamento e Metodologia de Ensino. São Paulo: Intercom, 2014. p. 261-290.
Considerando o texto apresentado, analise as afirmativas a seguir:
I. Na Teoria do Agendamento, a mídia sugere quais temas devem fazer parte da agenda pública. Além disso, os veículos jornalísticos são a única fonte de informação da audiência.
II. O público pode agendar a mídia, com base em demandas para que ela dê visibilidade a temas que lhe interessam. A esse tipo de agendamento, dá-se o nome de contra-agendamento.
III. Os consumidores de produtos midiáticos tendem a considerar mais importantes os temas veiculados. Ou seja, os meios de comunicação agendam nossas conversas.
Assinale