O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
Últimos dias do Plano Premium Anual com 20% de desconto! Assine agora por até R$15,99/mês Eu quero!

Questões de Concursos

Q355129 Português
Adolescentes: mais altos, gordos e preguiçosos

       A oferta de produtos industrializados e a falta de tempo têm sua parcela de responsabilidade no aumento da silhueta dos jovens. “Os nossos hábitos alimentares, de modo geral, mudaram muito” , observa Vivian Eilinger, presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), no Rio de Janeiro. Pesquisas mostram que, aqui no Brasil, estamos exagerando no sal e no açúcar, além de tomar pouco leite e comer menos frutas e feijão.
       Outro pecado, velho conhecido de quem exibe excesso de gordura por causa da gula, surge como marca da nova geração; a preguiça. "Cem por cento das meninas que participam do Programa não praticavam nenhum esporte” , revela a psicóloga Cristina Freire, que monitora o desenvolvimento emocional das voluntárias.
       Você provavelmente já sabe quais são as conseqüências de uma rotina sedentária e cheia de gordura. “E não é novidade que os obesos têm uma sobrevida menor", acredita Claudia Cozer, endocrinologista da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica. Mas, se há cinco anos os estudos projetavam um futuro sombrio para os jovens, no cenário atual as doenças que viriam na velhice já são parte da rotina deles. “Os adolescentes já estão sofrendo com hipertensão e diabete” , exemplifica Claudia.

DESGUALDO, P. Revista Saúde. Disponível em http://saude.abril.com.br. Acesso em: 28 ju l. 2012 (adaptado).
Sobre a relação entre os hábitos da população adolescente e as suas condições de saúde, as informações apresentadas no texto indicam que
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!