TEXTO I Portadoras de mensagem espiritual do passado, as ...
Portadoras de mensagem espiritual do passado, as obras monumentais de cada povo perduram no presente como o testemunho vivo de suas tradições seculares. A humanidade, cada vez mais consciente da unidade dos valores humanos, as considera um bem comum e, perante as gerações futuras, se reconhece solidariamente responsável por preservá-las, impondo a si mesma o dever de transmiti-las na plenitude de sua autenticidade.
Carta de Veneza, 31 de maio de 1964. Disponível em: www.iphan.gov.br. Acesso em: 7 out. 2019.
TEXTO II
Os sistemas tradicionais de proteção se mostram cada vez menos eficientes diante do processo acelerado de urbanização e transformação de nossa sociedade. A legislação de proteção peca por considerar o monumento, até certo ponto, desvinculado da realidade socioeconômica. O tombamento, ao decretar a imutabilidade do monumento, provoca a redução de seu valor venal e o abandono, o que é uma causa, ainda que lenta, de destruição inevitável.
TELLES, L. S. Manual do patrimônio histórico. Porto Alegre; Caxias do Sul: Escola Superior de Teologia São Lourenço de Brindes, 1977 (adaptado).
Escritos em temporalidade histórica aproximada, os textos se distanciam ao apresentarem pontos de vista diferentes sobre a(s)
letra C
ele pede no comando em que os textos se diferenciam
A carta de veneza defende que as obras sejam guardadas e preservadas para que as próximas gerações posssam utilizar.Esse documento é uma importante legislação também chamada de Carta Internacional para a Conservação e Restauro de Monumentos, é um dos documentos básicos da conservação patrimonial.
o texto II tem uma parte bem importante que ajuda a matar a questão "A legislação de proteção peca por considerar o monumento, até certo ponto, desvinculado da realidade socioeconômica. " ou seja aqui eles descordam sobre as políticas de conservação dos bens culturais, a carta de veneza é o tradicional e o Manual do patrimônio histórico, texto II, vem questionando essses modos tradicionais de preservar essses bens.
A) O primeiro texto é claro ao destacar que imagens sacras são consideradas bem comum de toda a humanidade e desta forma seu comércio é até criminalizado.
B) O texto I considera materiais de valor artístico como bens de toda a humanidade enquanto o segundo destaca que imóveis de elevado valor cultural devem ser alvos de políticas públicas específicas que contribuam para a sua manutenção.
E) Apenas o texto I aborda a questão de peças de valor museológico.
GABARITO DO PROFESSOR: C