SinháSe a dona se banhouEu não estava láPor Deus Nosso Senho...
Sinhá
Se a dona se banhou
Eu não estava lá
Por Deus Nosso Senhor
Eu não olhei Sinhá
Estava lá na roça
Sou de olhar ninguém
Não tenho mais cobiça
Nem enxergo bem
Para que me pôr no tronco
Para que me aleijar
Eu juro a vosmecê
Que nunca vi Sinhá
[...]
Por que talhar meu corpo
Eu não olhei Sinhá
Para que que vosmincê
Meus olhos vai furar
Eu choro em iorubá
Mas oro por Jesus
Para que que vassuncê
Me tira a luz.
CHICO BUARQUE; JOÃO BOSCO. Chico. Rio de Janeiro: Biscoito Fino, 2011 (fragmento).
No fragmento da letra da canção, o vocabulário empregado e a situação retratada são relevantes para o patrimônio linguístico e identitário do país, na medida em que
relevantes para o patrimônio linguístico e identitário porque remetem a violencia física? estranha essa resposta, acho que caberia mais a B
a) violencia fisica: Para que me pôr no tronco
Para que me aleijar
violencia moral: Eu choro em iorubá
Mas oro por Jesus
b) não há valorizam as influências africanas. PROBLEMATIZAM, MILITAM acerca da cultura africana em território brasileiro. Retratam a tentativa de resistência dos escravizados ao fingir crer em Jesus: "Eu choro em iorubá//Mas oro por Jesus"
c) não relativiza, mas sim expõe, esclarece, explicita o sincretismo constitutivo das praticas religiosas brasileiras! obs.: relativizar significa dar o benefício da dúvida, não atribuir 100% de certeza a algo.
d) alternativa + viajada. Nao ha relacao amorosa.
e)o distrator mais forte, em minha opinião. marquei ele na h da prova, inclusive. qm puder me ajudar c o erro, ficarei grata
Em uma parte da música literalmente diz "meus olhos vai furar" por que a A seria estranha '-'Realmente a A é estranha. Violência física e simbólica contra os povos escravizados é relevantes para o patrimônio linguístico e identitário do país?
"Simbólica" é fod#!