Em suas produções, nem o olho nem o ouvido são capazes de e...
Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2019
Banca:
INEP
Órgão:
ENEM
Provas:
INEP - 2019 - ENEM - Vestibular - PPL
|
INEP - 2019 - ENEM - Vestibular - 2° Dia - PPL |
Q1274805
Português
Em suas produções, nem o olho nem o ouvido
são capazes de encontrar um ponto fixo no qual se
concentrarem. O espectador das peças de Foreman é
bombardeado por uma multiplicidade de eventos visuais
e auditivos. No nível visual, há contínuas mudanças
da forma geométrica do palco, mesmo dentro de um
ato. A iluminação também muda continuamente; suas
transformações podem ocorrer com lentidão ou rapidez
e podem afetar o palco e a plateia: os espectadores
podem de súbito se ver banhados de luz quando os
canhões são voltados para eles sem aviso. Quanto
ao som, tudo é gravado: buzinas de carros, sirenes,
apitos, trechos de jazz, bem como o próprio diálogo.
O roteiro é fragmentado, composto de frases curtas,
aforísticas, desconectadas.
DURAND, R. In: CONNOR, S. Cultura pós-moderna: introdução às
teorias do contemporâneo. São Paulo: Loyola, 1992 (adaptado).
A descrição, que referencia o Teatro Ontológico-Histérico do dramaturgo estadunidense Richard Foreman, representa uma forma de fazer teatro marcada pela
A descrição, que referencia o Teatro Ontológico-Histérico do dramaturgo estadunidense Richard Foreman, representa uma forma de fazer teatro marcada pela