O século XVIII é, por diversas razões, um século diferencia...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q947443 História

O século XVIII é, por diversas razões, um século diferenciado. Razão e experimentação se aliavam no que se acreditava ser o verdadeiro caminho para o estabelecimento do conhecimento científico, por tanto tempo almejado. O fato, a análise e a indução passavam a ser parceiros fundamentais da razão. É ainda no século XVIII que o homem começa a tomar consciência de sua situação na história.

ODALIA, N. In: PINSKY, J.; PINSKY, C. B. História da cidadania. São Paulo: Contexto, 2003.


No ambiente cultural do Antigo Regime, a discussão filosófica mencionada no texto tinha como uma de suas características a

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

No período conhecido como moderno o século XVIII, é também chamado de século das luzes e corresponde ao ápice do iluminismo. O texto de apoio aborda o século das luzes e os princípios do conhecimento científico moderno. O enunciado ressalta que esse desenvolvimento científico e filosófico ocorre durante o antigo regime absolutista e procura a alternativa que apresente uma característica adequada sobre esse movimento. 
Análise das alternativas:

A) Os saberes antigos naquele momento são considerados obstáculos ao desenvolvimento da ciência moderna e significam a retenção do pensamento humano em superstições e crenças infundadas. 
B) Ambos ão temas clássicos da filosofia medieval fortemente inspirada pelo catolicismo. O momento a que se refere o texto é de  ruptura com tais tradições. 
C) A escolástica buscou conciliar a fé e a razão, mas não propôs práticas de pesquisa conforme entendemos atualmente, excluindo a fé e cujas bases foram lançadas no iluminismo.
D) Não há relação entre o fundamentalismo religioso e o tema proposto no texto de apoio e sua referência ao iluminismo.
E) Uma das ideias mais importantes do pensamento iluminista é a separação ente fé e razão com a forte defesa da primazia da razão em detrimento da fé. Para que esse objetivo fosse alcançado, era muito importante a crítica a liberdade de pensamento e a perda drástica da importância da influência da igreja. Item correto.  




Gabarito do professor: E

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Letra E

O século XVIII, enquanto século das luzes, tem como principal característica a contraposição entre razão e fé, ciência e religião. No ambiente filosófico do antigo regime não foi diferente, suas principais características foram a contraposição entre clericalismo e liberdade de pensamento.

Fonte: Descomplica

Letra E

A questão requer conhecimento histórico do século XVIII, para contextualizar o Iluminismo e a liberdade de pensamento de um lado, e do outro o ambiente cultural do Antigo Regime, atrelado ao domínio clerical. A partir dessa contextualização, a discussão filosófica mencionada no texto tem como característica a contraposição entre clericalismo e liberdade de pensamento.

Fonte: Anglo

O iluminismo é um contexto social onde o pessoal que manjava podia expor suas ideias e não precisavam mais se importar em agradar a igreja!

Sei o que é iluminismo, mas a interpretação dessa questão sempre me faz marcar A:

Em 01/11/19 às 16:47, você respondeu a opção A.

Em 21/10/19 às 15:53, você respondeu a opção A.

Em 12/09/19 às 19:29, você respondeu a opção A.

Conclusão: a alternativa A está certa, porém a E está mais certa ainda

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo