Um dos exemplos mais conhecidos de herança recessiva ligada...
Considere a legenda:
Qual heredograma foi recebido pelo casal?
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Pessoal, essa questão dá pra matar pelo enunciado
Pode ser que de primeira ela pareça com a alternativa E (Pelo menos foi a que me confundiu), porém, a interpretação do texto também vai ajudar.
A questão diz que a condição é mais presente em homens, ou seja, se nas mulheres é raro, logo, assim como a mãe, a possível filha do casal seria apenas portadora ou não possuiria a condição.
Ou seja, sobra o tópico do homem que teria sido denunciado pelo item: Como em qualquer distúrbio recessivo ligado ao cromossomo X, existem muito mais homens apresentando o fenótipo com esse tipo de daltonismo do que mulheres.
O homem possuiria a condição em maior probabilidade ou não possuiria.
Alternativa B)
Espero ter ajudado!
Da pra ir cruzando gente:
Tipo pensem que mulher nós representamos pelo genótipo XX e o homem por XY.
A mulher é portadora da doença então assim como no esquema de genética que tem o AA e Aa a gente pega e coloca:
O casal
Mulher portadora:
XA Xª
Homem não daltonico:
XA Y
Cruzando um pelo outro como se fosse distributiva daria:
XA XA - Mulher normal
XA Xª Mulher portadora
XA Y- Homem normal
Xª Y Homem daltônico
Então a alternativa mais proxima seria a B
(:
a gestante possui o alelo mas não é daltônica, então ela é Aa, e o homem não é daltônico nem possui o alelo, então ele é AA.
Aa x AA - AA, AA, Aa, Aa. 50% seria herozigótico, como a mãe. mas esses são apenas as filhas do sexo feminino, já que os filhos do sexo masculino irão receber o Y do pai, o x dele não importa e como a mãe é heterozigota (Aa) então é 50% de chance tbm. a unica alternativa que possui metade das filhas do sexo femino heterozigota e metade dos filhos do sexo masculino com daltonismo é a B
Bom saber: Homens possuem muito mais chance de nascerem com o disturbio em questão pois só possuem um cromossomo X, ou seja, se homens portarem o gene recessivo, inevitavelmente eles terão o distúrbio.
As possibilidades para os alelos do filho são
Aa Aa AA AA
Já temos que de cara não existe mulher daltônica, pois precisaríamos de uma homozigose recessiva. Eliminamos as alternativas A e E.
Assim, as possibilidades para o genótipo do bebê são: Homem não daltônico, Mulher não daltônica e homem daltônico. A alternativa que mostra todos esses é a B.
Bom saber: Homens possuem muito mais chance de nascerem com o disturbio em questão pois só possuem um cromossomo X, ou seja, se homens portarem o gene recessivo, inevitavelmente eles terão o distúrbio.
As possibilidades para os alelos do filho são
Aa Aa AA AA
Já temos que de cara não existe mulher daltônica, pois precisaríamos de uma homozigose recessiva. Eliminamos as alternativas A e E.
Assim, as possibilidades para o genótipo do bebê são: Homem não daltônico, Mulher não daltônica e homem daltônico. A alternativa que mostra todos esses é a B.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo