A pessoa com deficiência de qualquer modalidade — seja visu...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3159790 Português
A pessoa com deficiência de qualquer modalidade — seja visual, auditiva, física ou mental — encontra-se em uma posição de grande vulnerabilidade em relação às pessoas sem deficiência, sendo frequentemente marcante a assimetria das relações de poder na interação entre ambas. Tal assimetria de relação hierárquica é multiplicada conforme a severidade de cada caso, sendo ampliada se a pessoa com necessidades especiais pertencer a um outro grupo de risco, por exemplo, se for mulher ou criança.

PASIAN, M. S. A negligência parental e a relação com a deficiência: o que mostra a pesquisa nacional. Revista Educação Especial, n. 53, set.-dez. 2015 (adaptado).

A realidade abordada no texto indica a necessidade de se promover uma ética interpessoal centrada no
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema central da questão: Trata-se de interpretação de texto, especialmente voltada à identificação da ideia principal e à manutenção da coerência textual. O candidato deve compreender o texto e perceber qual alternativa expressa, em sintonia com a norma-padrão, a solução ética sugerida para uma situação social vulnerável.

Justificativa da alternativa correta (A): O texto destaca a vulnerabilidade das pessoas com deficiência e realça a assimetria nas relações sociais. A solução sugerida – a promoção de uma “ética interpessoal” – está fundamentada na necessidade de cuidado, proteção e valorização dos indivíduos. Esses termos correspondem, de modo claro e coerente, ao núcleo temático do texto, pois defendem práticas e valores que podem atenuar as desigualdades e fortalecer vínculos sociais.

Segundo Koch e Travaglia (A Coerência Textual), a coerência é fundamental para não romper o sentido proposto pelo texto; logo, alternativas alinhadas ao tema central são sempre preferíveis.

Análise das alternativas incorretas:

B) entendimento, perdão e tolerância dos responsáveis: destoa do foco do texto, pois centra-se nos responsáveis (pais, por exemplo), não nas pessoas vulneráveis. O texto visa à proteção da pessoa com deficiência, não ao “perdão” de terceiros.

C) cerceamento, arregimentação e controle de entidades: termos com conotação negativa e de restrição, incoerentes com o contexto de garantia de direitos e dignidade.

D) regramento, legislação e responsabilização de culpados: embora normas legais sejam relevantes, o texto ressalta uma ética relacional (valores e atitudes), não a dimensão legal-punitiva.

E) ensimesmamento, interiorização e indulgência dos agentes: propõe isolamento e autoindulgência, contrários à promoção de uma ética social inclusiva e cuidadosa.

Estratégias para acertar questões desse tipo: Leia buscando a ideia central e discrimine alternativas que desviam o foco ou aplicam valores diferentes do defendido no texto. Termos destoantes frequentemente causam incoerência textual, como enfatizam Bechara e Koch.

Resumo: A alternativa A é a correta pois corresponde ao eixo central da mensagem exposta, mantendo a coerência e a proposta ética do texto.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Fácil, letra A

Essa é pra confirmar que o candidato ainda tá vivo

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo