A figura foi extraída de um antigo jogo para computadore...
A figura foi extraída de um antigo jogo para computadores, chamado Bang! Bang!
No jogo, dois competidores controlam os canhões A e B, disparando balas alternadamente com o objetivo de atingir o canhão do adversário; para isso, atribuem valores estimados para o módulo da velocidade inicial de disparo e para o ângulo de disparo (θ).
Em determinado momento de uma partida, o competidor B deve disparar; ele sabe que a bala disparada anteriormente, θ = 53°, passou tangenciando o ponto P.
No jogo, é igual a 10 m/s2 . Considere sen 53° = 0,8, cos 53° = 0,6 e desprezível a ação de forças dissipativas.
Disponível em: http://mebdownloads.butzke.net.br. Acesso em: 18 abr. 2015 (adaptado).
Com base nas distâncias dadas e mantendo o último ângulo de disparo, qual deveria ser, aproximadamente, o menor valor de que permitiria ao disparo efetuado pelo canhão B atingir o canhão A?
Resolução: https://www.youtube.com/watch?v=bwaWXxz0KK8
1º Determinar os componentes vertical e horizontal da lançamento oblíquo
Vx = Vo x cos53º -> Vx = Vo x 0,6
Vy = Vo x Sen53 -> Vy = Vo x 0,8
2º No eixo horizontal a velocidade é constante (MU).
Vx = Alcance / Tempo
0,6Vo = 120/T
3º O eixo vertical, por ter ação da gravidade, trata-se de um MUV.
H = Vy x t - (gT²)/2
35 = 0,8Vo x T - (10xT²)/2
35 = (0,8 x 200/T) x T - 5T²
5T² = 125
T² = 25
T² = 5 s
4º Vo = 200/T
Vo = 200/5
Vo = 40 m/s
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