Questões de Vestibular
Comentadas por alunos sobre história geral em história
Foram encontradas 2.908 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
(Jean Delumeau. A civilização do Renascimento, vol. I, 1994.)
A “injustiça” a que se refere o historiador está relacionada à ideia de que essa “ressureição” cultural, conhecida como Renascimento, contribuiu para a
(Kauê Lopes dos Santos. Africano: uma introdução ao continente, 2022. Adaptado.)
Os “ímpetos democráticos” africanos, mencionados no excerto, associam-se
(www.ensinarhistoria.com.br)
A charge ironiza o Pacto Germano-Soviético ao expor
(Pedro Paulo Funari. Grécia e Roma, 2019. Adaptado.)
Na Atenas de 451 a.C.,
(www.cnnbrasil.com.br, 16.07.2025. Adaptado.)
Na Guerra dos Seis Dias, as Colinas de Golã, ocupadas pelos drusos, foram anexadas
Marina de Mello e Souza. África e Brasil africano. São Paulo: Ática, 2007.
Ao tratar do islamismo na Idade Média, o texto caracteriza
Vadime Elisséeff. “Introduction. Approaches Old and New to Silk Roads”. The Silk roads: highways of culture and commerce. New York: Berghahn Books, 2000. Traduzido e adaptado.
Com base no excerto, que aborda o complexo de rotas terrestres que se estenderam, durante a Idade Média, por boa parte da Ásia, Leste da África e Sul da Europa, as trocas culturais e os deslocamentos tiveram impacto na
Pico della Mirandola. Discurso sobre a dignidade do homem. In: PICO, Giovanni, Conde de Mirândola e de Concórdia. A dignidade do homem. 2ª. ed. Campo Grande: Solivros/Uniderp, 1999. Adaptado.
Elaborado em 1486, na região da atual Itália, o texto do humanista Pico della Mirandola apresenta algumas características do movimento renascentista, dentre as quais
Com o fim da Segunda Guerra, surgiriam novas tensões políticas e debates sobre qual seria a melhor maneira de reconstruir um mundo arrasado. Mal as pedras dos escombros tinham sido recolhidas, o mundo veria recomeçar o clima de “paz-guerra” que tantos estragos tinham feito no passado recente.
(Marcos Napolitano, História contemporânea 2: do entreguerras à nova ordem mundial. Adaptado)
O fragmento apresenta as origens
Para Delumeau (2018, p. 107) “quando as nações da Europa se afirmavam ao mesmo tempo que o princípio e a realidade da monarquia absoluta, quando viagens e conquistas ultramarinas transformavam as correntes e o ritmo da economia, quando a arte e a cultura, graças a uma Antiguidade melhor conhecida, mas também a uma atenção maior ao mundo exterior e a técnicas mais infalíveis, se orientavam por novos caminhos, como é que a mutação geral de uma sociedade mais ativa, mais urbanizada, mais instruída, mais laica do que nos séculos XII e XIII, iria deixar de atingir a própria religião – uma religião que abrangia toda a vida cotidiana e que penetrava no coração de cada um?”
DELUMEAU, Jean. A civilização do renascimento. Tradução Pedro Elói Duarte. Lisboa: Edições 70, 2018, p. 107.
A sequência que apresenta corretamente os processos históricos, aos quais se referem as transformações mencionadas no texto, está indicada em
Segundo Funari (2011, p. 35-36), “democracia – algo tão valioso para nós – é um conceito surgido na Grécia antiga. Por cerca de um século, a partir de meados do século V a.C., Atenas viveu esta experiência única em sua época. Democracia, em grego, quer dizer “poder do povo”, à diferença de “poder de um”, a monarquia, ou o “poder de poucos”, a oligarquia ou aristocracia.”
FUNARI, Pedro Paulo. Grécia e Roma. São Paulo: Contexto, 2011, p. 35- 36.
No referido contexto histórico, o pleno acesso aos direitos da cidadania estava limitado
Com o fim da Segunda Guerra, surgiriam novas tensões políticas e debates sobre qual seria a melhor maneira de reconstruir um mundo arrasado. Mal as pedras dos escombros tinham sido recolhidas, o mundo veria recomeçar o clima de “paz-guerra” que tantos estragos tinham feito no passado recente.
(Marcos Napolitano, História contemporânea 2: do entreguerras à nova ordem mundial. Adaptado)
O fragmento apresenta as origens
A composição da capa
John Sykes, fabricante de tecidos e empregado de William Cotton, mestre no acabamento de tecidos, declarou, em 6 de março de 1812, que um grupo de pessoas foi até a residência de seu patrão, bateu violentamente à porta e exigiu entrada, ameaçando arrombá-la caso não fossem atendidos. Para evitar isso, ele abriu a porta e cerca de 30 ou mais pessoas, com os rostos pintados ou disfarçados, entraram, e então vários deles pegaram velas e começaram a destruir as ferramentas, quebrando 10 pares de tesouras e uma máquina de escovagem. Um dos invasores, que parecia comandar o grupo, disse que se voltassem e encontrassem qualquer máquina instalada novamente, iriam explodir o local. Logo depois disso, todos se retiraram.
Adaptado de: https://www.nationalarchives.gov.uk/education/resources/why-didthe-luddites-protest/why-did-the-luddites-protest-source-1/
Com base na leitura do trecho, é correto afirmar que o Ludismo foi um movimento
( ) Estabeleceu a fundação e garantiu a autonomia do Estado da Cidade do Vaticano, com definições de suas fronteiras.
( ) Prejudicou a imagem de Benito Mussolini perante a população, ao ceder às exigências da Igreja Católica.
( ) Encerrou o conflito histórico entre o Reino da Itália e a Santa Sé, iniciado durante o processo de unificação italiana.
As afirmativas são, respectivamente,
Uma das afirmações abaixo sobre a Guerra Civil americana está correta. Assinale-a: