Questões de Vestibular Comentadas por alunos sobre história e atualidades das artes cênicas em artes cênicas
Foram encontradas 5 questões
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“Como ir pro trabalho sem levar um tiro
Voltar pra casa sem levar um tiro
Se as três da matina tem alguém que frita
E é capaz de tudo pra manter sua brisa
Os saraus tiveram que invadir os botecos
Pois biblioteca não era lugar de poesia
Biblioteca tinha que ter silêncio,
E uma gente que se acha assim muito sabida
Há preconceito com o nordestino
Há preconceito com o homem negro
Há preconceito com o analfabeto
Mas não há preconceito se um dos três for rico, pai.
A ditadura segue meu amigo Milton
A repressão segue meu amigo Chico
Me chamam Criolo e o meu berço é o rap
Mas não existe fronteira pra minha poesia, pai.
Afasta de mim a biqueira, pai
Afasta de mim as biate, pai
Afasta de mim a cocaine, pai
Pois na quebrada escorre sangue.”
(Disponível em http://www.vagalume.com.br/criolo/ calice.html#ixzz3qOyuM3T6 Acesso em 25/10/2015)
I. Foi acusada de plágio pelos autores da canção original; II. Foi assimilada por Chico Buarque no repertório de seu show; III. Foi assimilada por Gilberto Gil no repertório de seu show; IV. Denuncia de forma contundente a opressão social sofrida pelas minorias e o papel de intervenção da arte, o que torna a sua versão da canção uma atualização das posições defendidas pelos compositores de “Cálice” no período da ditadura militar; V. Não tem afinidade, no seu conteúdo, à composição original “Cálice” que aborda, exclusivamente, a questão da censura sofrida pelos artistas no período da ditadura militar.
O enunciado acima faz referência a uma série, exibida pela Netflix. Assinale abaixo a alternativa que dispõe o nome do protagonista e o nome da série, completando corretamente as lacunas do texto.
No teatro de animação, produzido desde os primeiros momentos da humanidade, têm sido utilizados diversos tipos de elementos cênicos, entre os quais, bonecos. No Brasil, a região Nordeste é um grande centro do teatro de bonecos, conhecido como teatro de marionetes.
Assim como os adornos no teatro de revista, as máscaras foram acentuadamente utilizadas como elementos cênicos nas peças de commedia dell’arte, nas quais se destacaram os personagens Polichinelo e Pantaleão.
De acordo com o texto, entre as produções musicais do teatro brasileiro, destacam-se as obras Arena Conta Zumbi e Gota D’água, ambas de autoria de Gianfrancesco Guarnieri, em parceria, respectivamente, com Augusto Boal e Chico Buarque de Holanda.