O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
Tem promoção no ar! Aproveite nossa Black Friday com 40% OFF. Eu quero!

Questões de Concursos

Ano: 2013 Banca: CESPE Órgão: UNB Prova: CESPE - 2013 - UNB - Vestibular - Prova 2 |
Q337593 Física
Imagem 172.jpg

A figura acima esboça o espectro eletromagnético na região do visível ao olho humano. No caso de átomos hidrogenoides (átomo de hidrogênio ou íons atômicos com apenas um elétron), a frequência do fóton emitido é dada pela relação a seguir, em que N é o número de prótons no núcleo atômico, m e n são números inteiros maiores que zero, e Imagem 173.jpg é a frequência de Rydberg.


Nesse modelo, fluorescência é definida como o fenômeno quântico que ocorre quando um átomo absorve um fóton com comprimento de onda na região do ultravioleta (UV) e emite fótons na região do visível, devido às transições eletrônicas internas ao átomo.

A partir dessas informações, julgue os itens a seguir, considerando que um íon He+, no estado fundamental, tenha absorvido um fóton com comprimento de onda na UV, o que proporciona uma transição eletrônica entre os níveis eletrônicos Imagem 175.jpg.

Desconsidere o recuo do átomo He+.
A soma algébrica das energias de todos os fótons emitidos nos decaimentos eletrônicos até o elétron atingir o estado fundamental ( n = 1 ) é maior que a energia do fóton absorvido pelo elétron.
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!