Sabendo-se que os jogos representaram e ainda representam a ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2010 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: UNB Prova: CESPE - 2010 - UNB - Vestibular 2° Semestre 2010 - Primeiro Dia |
Q216146 Português
O que é VIDA?

Não existe uma definição definitiva do que seja a vida. Para a
ciência, um ser vivo é algo que atende ao conjunto das definições
abaixo.

A definição fisiológica
Um ser vivo é um ser capaz de realizar algumas funções básicas,
como comer, metabolizar, excretar, respirar, mover-se, crescer,
reproduzir-se e reagir a estímulos externos.

A definição metabólica
Um ser vivo é um objeto finito que troca matéria continuamente
com o que lhe circunda, mas sem alterar suas propriedades gerais.

A definição bioquímica (ou biomolecular)
Seres vivos são seres que contêm informação hereditária
reproduzível codificada em moléculas de ácidos nucleicos e que
controlam a velocidade de reações de metabolização pelo uso de
catálise com proteínas especiais denominadas enzimas.

A definição genética
Um sistema vivo é um sistema capaz de evolução por seleção
natural. Um parafraseamento moderno da teoria de Darwin teria
a seguinte forma: a informação hereditária é transportada por
grandes moléculas conhecidas como genes. Genes diferentes são
responsáveis por características diferentes do organismo. Na
reprodução, esse código genético é passado para o organismo
gerado. Ocasionalmente, pequenas “falhas” ocorrem na replicação
do código, e surgem indivíduos com pequenas variações — ou
mutações.

A definição termodinâmica
Um organismo vivo é um sistema aberto, que troca massa e
energia com as vizinhanças e no qual a ordem parece aumentar.

A definição cibernética
O matemático John H. Conway inventou o jogo da vida em cujo
algoritmo as vidas artificiais do mundo virtual não representam
nem simulam o real e existem somente no espaço virtual. Essas
formas podem crescer, reproduzir-se ou morrer, conforme seu
ambiente, isto é, reagem diante da presença, ou não, de outras
vidas. Somente duas regras são adotadas: a primeira estabelece
que uma célula ativa cercada por células ativas se torna ativa, e a
segunda estabelece que uma célula ativa morre caso possua duas
ou mais células vizinhas ativas. As regras traduzem, de modo
simples, a autopreservação de uma espécie e as condições de
autoconservação do ser vivo.

Revista eletrônica do Departamento de Química
da UFSC
. Internet: Imagem 035.jpg (com adaptações).

Considerando o texto acima, julgue os itens.

Sabendo-se que os jogos representaram e ainda representam a cultura dos povos e que o conceito de cibernética é estendido ao jogo, é correto afirmar que, quando o jogo é realizado na Internet, ele pode colaborar com o surgimento de novas relações e atitudes comunicacionais.
Alternativas