Entre as mudanças ocorridas no século XX, incluem-se a alter...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2010 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: UNB Prova: CESPE - 2010 - UNB - Vestibular 2° Semestre 2010 - Primeiro Dia |
Q216125 Conhecimentos Gerais
As biografias terminam com a morte do biografado, mas
as autobiografias não têm esse fim natural. A maior parte do
século passado não é parte da vida, e, sim, da preparação para
exames escolares. O frio dia de inverno em que Adolf Hitler
chegou ao poder em Berlim, de que me recordo vivamente, está
imensuravelmente distante para quem tenha vinte anos. A crise
dos mísseis de Cuba de 1962, durante a qual me casei, não pode
ter significação humana na vida de vocês nem na de muitos de
seus pais, pois nenhum ser humano de quarenta anos ou menos
havia nascido quando ela ocorreu.
Para alguém da minha idade, viver durante o século XX
constituiu uma lição absolutamente original sobre a potência das
forças históricas genuínas. Durante os trinta anos posteriores à
Segunda Guerra Mundial, o mundo e a sensação de viver nele
modificaram-se mais rápida e fundamentalmente do que em
qualquer outro período de duração semelhante na história da
humanidade.


Eric Hobsbawm. Tempos interessantes: uma vida no século XX. São
Paulo: Companhia das Letras, 2002, p. 447-51 (com adaptações).

Tendo como referência o texto acima, julgue os seguintes itens.

Entre as mudanças ocorridas no século XX, incluem-se a alteração de fronteiras nacionais, a união e a separação de povos. A reconfiguração territorial deveu-se à resolução de conflitos políticos, econômicos, sociais e étnico-culturais.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Resposta: E — errado.

Tema central: reconfiguração territorial e formação do Estado-nação no século XX. É preciso lembrar conceitos básicos: fronteira (linha política), Estado (entidade soberana; ver Convenção de Montevidéu, 1933) e processos históricos (guerras, tratados, descolonização, dissoluções e movimentos étnico-nacionais).

Por que a afirmação está errada? O enunciado diz que a reconfiguração territorial “deveu‑se à resolução de conflitos políticos, econômicos, sociais e étnico‑culturais”. Isso apresenta o processo como essencialmente resultado de resoluções pacíficas ou consensuais. Na prática do século XX, muitas mudanças territoriais decorreram de guerras, imposições, colapsos de impérios, processos de descolonização e conflitos não resolvidos — frequentemente com violência, transferências forçadas de populações e tratados impostos.

Exemplos que contradizem a ideia de “resolução”: a desintegração do Império Austro‑Húngaro e as novas fronteiras após a I Guerra Mundial; o redesenho da Europa e da África após a II Guerra Mundial; a descolonização africana e asiática (veja Resolução 1514 da ONU, 1960) muitas vezes marcada por conflitos; a dissolução da União Soviética e da Iugoslávia nos anos 1990, com guerras e limpeza étnica. Esses fatos mostram que a mudança territorial foi muitas vezes consequência de conflito, colapso ou imposição, não de uma resolução pacífica.

Fontes úteis: Convenção de Montevidéu (1933) — critérios de Estado; Carta das Nações Unidas e Resolução 1514 (1960) sobre descolonização; obras de história política como Eric Hobsbawm (contextualização social e histórica) e estudos sobre nacionalismo (B. Anderson).

Dica de prova: ao avaliar frases gerais, destaque palavras-chave (aqui: “deveu‑se” e “resolução”). Busque contraexemplos históricos — se existirem vários, a afirmação é provável armadilha e tende a ser falsa.

Conclusão didática: a afirmação é imprecisa e simplista: mudanças territoriais do século XX tiveram causas variadas e nem sempre decorriam de resolução de conflitos — por isso a resposta correta é E — errado.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo