No Brasil, a escuta telefônica se tornou uma das principais ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2009 Banca: UEPA Órgão: UEPA Prova: UEPA - 2009 - UEPA - Vestibular - PROVA OBJETIVA – 1a Fase |
Q1341037 Física
No Brasil, a escuta telefônica se tornou uma das principais armas no combate à corrupção. Mas, a prática está tão disseminada que já invadiu a privacidade de muitos brasileiros. O grampo é aplicado por empresários ou executivos que desejam conhecer segredos dos concorrentes, maridos que querem vigiar as mulheres ou vice-versa; políticos que ambicionam constranger seus adversários e policiais que investigam a vida de supostos criminosos. Para obter as informações de que precisam, os espiões interceptam as conversas de qualquer pessoa que tenha contato com seus alvos. Isso pode incluir você.
Como a tecnologia do telefone, de um modo geral, é extremamente simples, faz dele um sistema vulnerável a diversos tipos de grampo telefônico. A maneira mais fácil de fazer isso é conectar um telefone em algum trecho da linha que esteja do lado de fora da casa. 
Imagem associada para resolução da questão
Fonte: http://ciencia.hsw.uol.com.br/grampo-telefonico.htm

Para este tipo de grampo telefônico, julgue as afirmações que vêm a seguir e, posteriormente, assinale a alternativa correta:

I. Este tipo de grampo é fácil de instalar, mas apresenta uma desvantagem: se o microfone da escuta telefônica não for desabilitado, a respiração do grampeador poderá ser escutada pela pessoa que está sendo grampeada.
II. No esquema apresentado na figura, a escuta telefônica está associada, em série, com o telefone.
III. Com essa ligação, o grampeador consegue usar a linha da pessoa da mesma forma que ela usa, isto é, o grampeador pode ouvir e fazer ligações. 
Alternativas