No dia 14 de novembro de 1961, realizou-se a primeira reuni...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2013 Banca: UECE-CEV Órgão: UECE Prova: UECE-CEV - 2013 - UECE - Vestibular - Geografia e História |
Q1280190 Conhecimentos Gerais
No dia 14 de novembro de 1961, realizou-se a primeira reunião de um gabinete parlamentarista na história republicana brasileira. Observe as seguintes afirmações sobre o período parlamentarista brasileiro.
I. A experiência parlamentarista brasileira durou de setembro de 1961 a janeiro de 1963, quando foi recusada pelo povo brasileiro, por meio de um plebiscito.
II. Tancredo Neves foi o primeiro e único Primeiro Ministro durante o período em que ocorreu o parlamentarismo brasileiro.
É correto afirmar que
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Resposta correta: Alternativa A

Tema central: o breve período parlamentarista brasileiro (1961–1963), instituído após a renúncia de Jânio Quadros e destinado a permitir a posse de João Goulart com poderes reduzidos. É importante conhecer contexto político, datas-chave (implementação e plebiscito) e quem ocupou o cargo de Primeiro-Ministro.

Resumo teórico e contexto: diante da crise de 1961, o Congresso aprovou a mudança temporária para o regime parlamentarista para acomodar a volta de Jango. Esse regime vigorou entre o final de 1961 e o início de 1963, quando a população optou pelo retorno ao presidencialismo em plebiscito (6 de janeiro de 1963).

Por que a alternativa A é correta?

I — Verdadeira: a experiência parlamentarista durou aproximadamente de set/out 1961 até o plebiscito de 6 de janeiro de 1963, quando o povo aprovou o retorno ao presidencialismo. Esse plebiscito encerrou formalmente a experiência.

II — Falsa: Tancredo Neves foi, de fato, o primeiro Chefe do Conselho de Ministros (Primeiro‑Ministro) do regime parlamentarista, mas não foi o único. Após sua saída houve sucessores no cargo até o plebiscito de 1963 — portanto a afirmação de que foi "primeiro e único" é incorreta. (Ex.: Francisco de Paula Brochado da Rocha foi um dos que ocuparam o cargo no período.)

Análise das demais alternativas:

B (I falsa e II verdadeira) — incorreta: a I é verdadeira e a II é falsa.

C (ambas falsas) — incorreta: a I é verdadeira.

D (ambas verdadeiras) — incorreta: a II é falsa.

Dica de prova: desconfie de termos absolutos como "único". Em histórico-político, datas e plebiscitos são pistas seguras; identifique o evento decisivo (plebiscito de janeiro de 1963) e verifique se há menção a outros titulares do cargo.

Fontes sugestivas para revisão: materiais do Senado Federal sobre a história constitucional, manuais de História do Brasil contemporâneo e verbetes sobre Tancredo Neves e o parlamentarismo de 1961–63.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo