O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
Semana do cliente: assine o Plano Anual Premium com 20% de desconto! Quero aproveitar!

Questões de Concursos

Q912106 Geografia

Leia o TEXTO 19 para responder à questão.


TEXTO 19


IDOSOS JÁ SÃO 30 MILHÕES NO PAÍS


Envelhecimento acelerado da população traz desafios para o sistema público


Nos últimos cinco anos, a quantidade de idosos no País cresceu 18%, elevando para mais de 30,2 milhões de habitantes o número de brasileiros acima dos 60 anos de idade. De 2012 a 2017, o Brasil ganhou quase um milhão de idosos a cada ano, mantendo a tendência de envelhecimento populacional. Os dados estão na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – Característica dos Moradores e Domicílios, divulgada recentemente.

Nos cinco anos analisados pela PNAD Contínua, o aumento de idosos foi observado em todas as unidades da federação. As mulheres são maioria expressiva entre a população nessa faixa etária, somando 16,9 milhões (56% dos idosos) ante 13,3 milhões de homens (44% do grupo).

O aumento expressivo de idosos traz consigo um desafio ao sistema público, especialmente ao setor de saúde.


Folha de Londrina, 27 abr 2018. Disponível em: <https://www.folhadelondrina.com.br/geral/idosos-ja-sao-30- milhoes-no-pais-1005508.html>. Acesso em: 12 maio 2018 (adaptado).


A dinâmica demográfica de uma sociedade pode representar preocupações de acordo com os interesses econômicos e com as condições de desenvolvimento social. Nesse sentido, são orientadas as políticas internas dos países para direcionar os seus rumos demográficos, através de ações que promovam a contenção ou o estímulo à imigração, o incentivo ou o controle da natalidade, entre outras. A respeito das tendências demográficas do Brasil, na atualidade, identifique a alternativa CORRETA.

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!