O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
Tem promoção no ar! Aproveite nossa Black Friday com 40% OFF. Eu quero!

Questões de Concursos

Q291355 História
Sobre o Regime Civil Militar instalado no Brasil a partir do golpe de 1964, leia os fragmentos abaixo.

“[...] em 1964 a Nação recebeu um tiro no peito. Um tiro que matou a alma nacional, [...] Os personagens que pareciam fazer parte da história brasileira, ou da História do Brasil como nós

imaginávamos, esses personagens de repente sumiram. Ou fora do poder, ou presos ou mortos. E em seu lugar surgiram outros, que eu nunca tinha visto. Idiotas que nem mereciam ser notados.

[...] Havia sido cometido um assassinato político. Ali morreu um

país [...]" (Herbert Jose de Souza – Betinho. Texto extraído Braick e Mota, História – das cavernas ao Terceiro Milênio).

"Os 173 ex-deputados federais que foram cassados durante a ditadura militar (1964-1985) receberão a devolução simbólica de seus mandatos em uma sessão solene na Câmara nesta quinta-feira. Apenas 29 dos parlamentares que serão homenageados estão vivos. A maior parte dos cassados eram filiados a MDB, PTB e Arena, e perderam o mandato por atos institucionais ou decretos presidenciais, principalmente no início do regime militar."

(Texto extraído do Jornal Folha de São Paulo. Disponível em:<http://www1.folha.uol.com.br/poder/1196657-camara-homenageia-deputados-cassadosna-ditadura-veja-lista.shtml> Acesso em 07/DEZ/2012).



Dadas as afirmativas seguintes, com base nos fragmentos acima e no conhecimento sobre o Regime Civil Militar instalado no Brasil a partir de 1964,

I. Durante o Regime Civil Militar entre 1964 e 1985 no Brasil houve uma grande diversidade de partidos políticos praticando o pluripartidarismo a exemplo do que ocorre ainda hoje em nossa democracia. Os principais existentes nesse período foram o MDB, ARENA, PT e PCB.

II. A repressão foi uma prática comum do regime civil militar instalado em 1964. Esse regime ditatorial ampliou a prática da violência política com o AI-5 durante o governo Costa e Silva. Prisões, torturas e assassinatos foram praticados pelo Estado brasileiro contra seus cidadãos.

III. A Constituição de 1967 tinha características liberais e democráticas, a exemplo dos Atos Institucionais amplamente discutidos, votados e aprovados pelo Congresso Nacional.

IV. O “Milagre Econômico” consistia em um conjunto de medidas voltadas para o desenvolvimento econômico. Houve a ampliação de linhas de crédito bancário para o setor privado, controle de preços e salários, realização de grandes obras públicas como a Transamazônica, a ponte Rio-Niteroi e a hidroelétrica de Itaipu.

V. As “Diretas Já” foi um movimento pela promulgação de uma nova constituição e realização de eleições. Resultou da mobilização da sociedade brasileira para o retorno da democracia no Brasil.

verifica-se que estão corretas
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!