Considere a frase do 4º parágrafo: Se as coisas não funcio...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2018 Banca: VUNESP Órgão: UNIVESP Prova: VUNESP - 2018 - UNIVESP - Vestibular |
Q1686588 Português
Leia o texto para responder a questão.

   Tentativa e erro, experimentar o novo, entender que algumas questões têm respostas complexas ou podem mesmo não ter uma resposta, cultivar a noção de que o fracasso é essencial para o progresso, aceitar que erros são o que nos faz eventualmente acertar, saber persistir quando as dificuldades parecem não acabar nunca.
   Esses são alguns dos componentes da pesquisa científica, uma espécie de sabedoria acumulada através dos tempos que, acredito, é também muito útil em vários aspectos da vida – de como enfrentar desafios individualmente até como reger empresas.
   Quem poderia adivinhar que a eletricidade e o magnetismo são manifestações de um campo eletromagnético que se propaga através do espaço com a velocidade da luz? Quem poderia adivinhar que as espécies animais evoluem devido a mutações genéticas aliadas ao processo de seleção natural? Esse conhecimento todo não veio do nada; exigiu muita coragem intelectual, disciplina de trabalho e tolerância ao erro.
    Se as coisas não funcionam, precisamos deixar o orgulho para trás e aceitar que falhamos. Todo cientista sabe muito bem que a maioria das suas ideias não vai funcionar. Resolutos, vamos em frente; mas devemos também estar abertos a críticas.
    Na ciência, e em qualquer outra área de trabalho, é bom ouvir as sábias palavras de Isaac Newton – mesmo se o próprio, durante a vida, não tenha sido o que chamaria de um modelo de humildade profissional: “Não sei o que possa parecer aos olhos do mundo, mas aos meus pareço apenas ter sido como um menino brincando à beira-mar, divertindo-me com o fato de encontrar de vez em quando um seixo mais liso ou uma concha mais bonita que o normal, enquanto o grande oceano da verdade permanece completamente por descobrir à minha frente”.

(Marcelo Gleiser. www.folha.uol.com.br. 10.12.2017. Adaptado)
Considere a frase do 4º parágrafo: Se as coisas não funcionam, precisamos deixar o orgulho para trás e aceitar que falhamos.
Quanto ao restante da frase, o trecho destacado expressa uma
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema central da questão: Trata-se da identificação da relação semântica estabelecida por uma oração subordinada adverbial. No caso, o aluno deve reconhecer orações condicionais e seus equivalentes na norma-padrão.

Explicação da alternativa correta (E):

Na frase “Se as coisas não funcionam, precisamos deixar o orgulho para trás e aceitar que falhamos.” o trecho destacado expressa uma condição para que a ação principal aconteça. Conforme a gramática normativa (Evanildo Bechara; Cunha & Cintra), orações iniciadas por “se”, “caso”, “contanto que” são adverbiais condicionais: estabelecem uma hipótese, uma possibilidade ou uma condição para que o que está na oração principal se realize.

Assim, substituir “Se as coisas não funcionam” por “Caso as coisas não funcionem” mantém exatamente o mesmo sentido condicional. Note também a correção do tempo verbal: “caso” exige o subjuntivo (funcionem), o que está de acordo com a norma-padrão.

Análise das alternativas incorretas:

A) Porque as coisas não funcionem.Incorreta.
“Porque” é conjunção causal, mudando o sentido original. Além disso, o uso do subjuntivo é inadequado após “porque”.

B) A fim de que as coisas não funcionem.Incorreta.
“A fim de que” indica finalidade, sugerindo propósito, o que não corresponde à ideia original de condição.

C) Embora as coisas não funcionam.Incorreta.
“Embora” indica concessão (ideia de contraste). Além disso, o correto seria “funcionem” (subjuntivo), não “funcionam”.

D) Tanto que as coisas não funcionam.Incorreta.
“Tanto que” indica consequência, o oposto da condição. Perceba que a lógica da frase se inverte.

Estratégia para futuras questões:

Sempre identifique a função do conectivo (se indica hipótese, causa, consequência, finalidade, oposição/concessão). Analise a dependência de sentido entre as orações. Cuidado com alternativas que alteram discretamente o sentido sem modificar muito a estrutura.

Em síntese, segundo a gramática normativa e autores de referência, “Se as coisas não funcionam” é condicional e deve ser substituído por “caso”, como na alternativa E.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

condição e, conforme a norma-padrão, pode ser substituído por: Caso as coisas não funcionem.

LETRA E

condição e, conforme a norma-padrão, pode ser substituído por: Caso as coisas não funcionem.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo