O ódio fabrica sua própria força justamente ao ignorar o...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2021 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: UNB Prova: CESPE / CEBRASPE - 2021 - UNB - Vestibular - Libras |
Q1985068 História
    O ódio fabrica sua própria força justamente ao ignorar ou exceder a realidade concreta. Ele não precisa nem de base, nem de ocasião real. Basta-lhe uma projeção. (...) O ódio sempre tem um contexto específico que o explica e do qual ele surge. As razões que o sustentam e que servem para explicar por que um grupo supostamente “merece” ser odiado têm de ser fabricadas por alguém em determinado quadro histórico-cultural. Esses motivos têm de ser expostos, narrados e ilustrados repetidamente até que se depositem disposições. 
Carolin Emcke. Contra o ódio. Maurício Liesen (Trad.). 1.ª ed. Editora Âyiné, 2020 (com adaptações). 
O discurso de ódio é um fator essencial para a ascensão dos ideais fascistas. Inventando medos e inimigos a partir do negacionismo histórico, líderes populares emergiram com o discurso de que seriam os únicos capazes de salvar sua pátria da corrupção e da suposta degeneração social. Considerando esse assunto, julgue o item, acerca da presença da ideologia fascista e dos regimes que a adotaram na primeira metade do século XX.  

O Partido Nacional-Socialista Alemão implementou políticas de inclusão social para pessoas com deficiência, de maneira que os seus discursos de ódio não recaíam sobre essa população. 
Alternativas