O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
Tem promoção no ar! Aproveite nossa Black Friday com 40% OFF. Eu quero!

Questões de Concursos

Q230013 Química
Um experimento relativamente simples que pode ser utilizado para ilustrar o funcionamento de uma pilha consiste em espetar placas (também podem ser usados bastões) de cobre e zinco num limão adequadamente amassado e cortado. Um sistema como esse pode fazer funcionar pequenos dispositivos eletrônicos como alguns relógios digitais. A seguir são dados os potenciais padrão de redução das espécies presentes:



Julgue as afirmações a seguir usando (C) para certo e (E) para errado com base nas informações fornecidas:

( ) O suco do limão fará o papel de uma solução eletrolítica, que geralmente é alguma solução iônica. O caráter iônico possibilita que íons livres se movimentem no interior da mistura.

( ) O suco do limão é um meio básico, devido à grande concentração de ácido cítrico do limão, ácido fraco, pois o ânion produzido da dissociação do ácido reage com a água produzindo íons OH- , responsável pela basicidade do meio.

( ) Quando se insere o eletrodo de cobre no limão ocorre reação química entre a placa de cobre e os íons H+, produzindo íons Cu2+ e gás hidrogênio.

( ) Quando se insere o eletrodo de zinco no limão ocorre reação química entre os átomos de zinco e os íons H+, produzindo íons Zn2+ e o H2(g) .

( ) Os elétrons migram da placa de cobre para a placa de zinco a fim de reduzir os íons H+. A redução de dois íons H+ dá origem a uma molécula de H2 (gás hidrogênio).

( ) Ao fechar o circuito elétrico, os elétrons livres na placa de zinco, pólo negativo, se dirigem pelo fio até a placa de cobre, pólo positivo. Então, os átomos de zinco migram da placa para o suco do limão, perdendo dois elétrons cada um, que irão fazer parte da corrente elétrica.

( ) Nenhuma reação química é responsável pela produção da corrente elétrica que faz o relógio funcionar. Afinal, as substâncias são apenas matéria e não energia.

Assinale a alternativa que representa a seqüência correta.
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!