Observe o seguinte excerto: “A Greve Operária de 1917 em Sã...
MOTA, Carlos Guilherme. O Brasil do Estado Novo (1937-1945). Matrizes Político-Ideológicas. Memorial da América Latina, São Paulo, 2009.
Dentre os eventos apresentados a seguir, assinale aquele que NÃO ocorreu na década de 1920, na sequência da Greve Operária de 1917.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (7)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Resposta correta: Alternativa D — A Intentona Comunista
Tema central: a questão exige domínio da cronologia política e cultural do Brasil entre 1917 e 1935: identificar quais eventos surgiram na década de 1920 após a Greve Operária de 1917 e qual deles não pertence a esse conjunto.
Resumo teórico e justificativa: a onda de mobilizações iniciada em 1917 alimentou fenômenos políticos e culturais que marcaram os anos 1920: a criação do Partido Comunista Brasileiro, a Semana de Arte Moderna e os movimentos tenentistas fazem parte desse decênio. A Intentona Comunista, porém, ocorreu em novembro de 1935, portanto fora da década de 1920 — por isso a alternativa D é a correta para a questão que pede o que NÃO ocorreu nos anos 20 (Gabarito: D).
Análise das alternativas:
A) Fundação do Partido Comunista Brasileiro — correta para o período: o PCB foi fundado em 1922 (Astrojildo Pereira e outros dirigentes), resultado da difusão do marxismo e do movimento operário (ver: Boris Fausto, História do Brasil).
B) Semana de Arte Moderna — ocorreu de 13 a 18 de fevereiro de 1922 em São Paulo; marco da renovação cultural dos anos 1920.
C) Movimentos tenentistas — movimentos militares jovens que se expressaram especialmente em 1922 (18 do Forte) e 1924, influenciando a política da década de 1920.
D) Intentona Comunista — levante comunista organizado em novembro de 1935, já no período entre-guerras e na era Vargas, portanto não pertence aos anos 1920 (é a alternativa que NÃO ocorreu na década indicada).
Dica de prova: atenha-se a palavras-chave temporais como “NÃO” e “década de 1920”; treine uma linha do tempo com datas-chaves (1917, 1922, 1924, 1930, 1935) para eliminar rapidamente alternativas fora do período pedido.
Principais referências: Boris Fausto, História do Brasil; Thomas Skidmore, Brazil: Five Centuries of Change.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Intentona Comunista - 1935
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo