O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
Tem promoção no ar! Aproveite nossa Black Friday com 40% OFF. Eu quero!

Questões de Concursos

Q809748 História

Descrição de um diálogo entre o francês Jean de Léry e um índio Tupinambá.

“Jean de Léry (JL): Uma vez um velho [índio Tupinambá] perguntou-me: Índio Tupinambá (IT): Por que vindes vós outros, franceses e portugueses buscar lenha de tão longe para vos aquecer? Não tendes madeira em vossa terra? JL. Respondi que tínhamos muita, mas não daquela qualidade, e que não a queimávamos, como ele o supunha, mas dela extraíamos tinta para tingir, tal qual o faziam eles com os seu cordões de algodão e suas plumas. IT. E porventura precisais de muito? JL. Sim, respondi-lhe, pois no nosso país existem negociantes que possuem mais panos, facas, tesouras, espelhos e outras mercadorias do que podeis imaginar e um só deles compra todo o pau-brasil com que muitos navios voltam carregados. IT. Mas esse homem tão rico de que me falas não morre? JL. Sim, disse eu, morre como os outros. IT. E quando morrem para quem fica o que deixam? JL. Para seus filhos se os têm, respondi; na falta destes para os irmãos ou parentes mais próximos. IT. Agora vejo que vos outros portugueses sois grandes loucos, pois atravessais o mar e sofreis grandes incômodos [...] e trabalhais tanto para amontoar riquezas para vossos filhos ou para aqueles que vos sobrevivem! Não será a terra que vos nutriu suficiente para alimentá-los também?

Temos pais, mães e filhos a quem amamos; mas estamos certos de que depois de nossa morte a terra que nos nutriu também os nutrirá, por isso descansamos sem maiores cuidados.”

LÉRY, Jean de. Viagem à Terra do Brasil. In: VILLALTA, L. C. (Coord.). Coletânea de documentos e textos de História do Brasil Colonial. Belo Horizonte: UFMG, 2009. p. 05. (Adaptado).


O suposto diálogo acima foi registrado por Jean de Léry em seu livro “Viagem à Terra do Brasil”, de 1578. A respeito do diálogo acima e das características dos primeiros anos da colonização, considere as alternativas:

I. O encontro entre portugueses e índios no primeiro século de colonização caracterizou-se pela contratação assalariada de mão de obra indígena.

II. O eurocentrismo atuou como parâmetro a partir do qual grande parte dos valores e costumes indígenas foi avaliada pelos europeus, o que gerou incompreensões e conflitos.

III. No diálogo acima, o índio Tupinambá insinuou a Jean de Léry que não se importa com o futuro dos seus filhos, pois não se preocupa em deixar a eles bens e posses.

IV. De modo geral, o pau-brasil pode ser considerado o primeiro produto que foi sistematicamente explorado do território brasileiro, inclusive com o auxílio de índios.



Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!