O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
Última chance! Aproveite nossa Black Friday com 35% OFF. Eu quero!

Questões de Concursos

Q809740 Geografia

O Brasil figura entre os maiores países da Terra e quase todo o nosso território encontra-se na zona tropical da Terra. Essa grande extensão favorece a diversificação de formações vegetais. Calcula-se que há no Brasil cerca de 10% de todas as espécies vegetais do planeta.

Com relação às formações vegetais do Brasil, relacione as colunas, sendo que na coluna um tem-se as formações vegetais e na dois (a ser relacionada) as principais características e/ou área de ocorrência.

(1) Floresta Amazônica

(2) Floresta Atlântica

(3) Mata de Araucárias

(4) Mata dos Cocais

(5) Vegetação da Caatinga

(6) Os Cerrados

( ) Ocupa cerca de 25% do território Brasileiro e ocorre em áreas de clima tropical típico com duas estações bem marcadas, uma chuvosa e outra seca.

( ) É uma vegetação de transição e ocorre na sub-região conhecida como “meio norte.” A principal planta é alvo do extrativismo na região.

( ) Estendia-se do Rio Grande do Sul ao estado de São Paulo. É uma floresta aciculifoliada subtropical adaptada ao clima, menos quente e úmido dessa região. Diz-se, estendia, porque ela foi intensamente explorada e hoje está na lista das espécies ameaçadas de extinção.

( ) As características da região onde ela ocorre são de temperaturas e teor de umidade elevados, sem estação seca e ocorre em uma estreita faixa que se estende do Rio Grande do Sul ao Rio Grande do Norte.

( ) conhecida como Hiléia. Extremamente heterogênea e densa, por isso, de difícil circulação no seu interior

( ) A maioria das plantas apresentam folhas por cerca de 3 a 4 meses, ou seja, durante a estação chuvosa. As espécies são do tipo caducifólia e xerófila, algumas apresentam espinhos em suas folhas a fim de reduzir a evapotranspiração.

A sequência correta é:

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!