O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

Questões de Concursos

Ano: 2008 Banca: CPCON Órgão: UEPB Prova: CPCON - 2008 - UEPB - Vestibular - Geografia |
Q229737 Geografia
A manchete abaixo mostra que a obra de transposição do Rio São Francisco é foco de conflitos e disputa entre os diferentes usuários do rio. Sobre o assunto, é correto afirmar:



I - Do ponto de vista do Ministério da Integração Nacional, levar água para abastecer sertanejos da PB, PE, CE e RN é a solução para acabar com os males da seca, criar pólos de agricultura irrigada para produzir renda e reduzir o êxodo rural.

II - Os defensores do projeto afirmam que 95% da água, que ultrapassa a barragem de Sobradinho, é despejada na foz sem nenhum uso. Apenas 5% são consumidas ao longo do rio e apenas 1% será captada pelos canais de transposição sem causar estragos ambientais.

III - Os opositores da transposição, MG, BA, SE e AL, temem que a obra reduza a água que irriga seus municípios, prejudique a geração de energia hidroelétrica e importantes zonas agrícolas irrigadas responsáveis pela produção de 70% das exportações brasileiras de manga e uva. Enfim, temem os impactos ambientais e econômicos do projeto.

IV - Na visão dos ambientalistas e críticos da transposição, o mais urgente é “revitalizar” o rio, com projetos que recuperem a mata ciliar e reduzam os impactos ambientais, já que 450 cidades sem saneamento básico lançam detritos em suas águas espalhando poluição.

Estão corretas:
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!