O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
Tem promoção no ar! Aproveite nossa Black Friday com 40% OFF. Eu quero!

Questões de Concursos

Ano: 2008 Banca: CPCON Órgão: UEPB Prova: CPCON - 2008 - UEPB - Vestibular - Geografia |
Q229735 Geografia
A leitura do gráfico nos leva a refletir, corretamente, sobre o desmatamento da floresta amazônica.



Sobre o assunto, analise as proposições abaixo.

I - O Deter (Detecção do Desmatamento em Tempo Real) apurou que, entre agosto e novembro/2007, houve uma aceleração no ritmo de desmatamento na floresta Amazônica, tendo em vista a pressão exercida por maior produção de carne e soja, devido à elevação dos preços no mercado internacional das commodities. O interesse dos poderosos ditam as regras nesse espaço de produção.

II - A aceleração de destruição da floresta fez com que o governo brasileiro convocasse reuniões emergenciais e medidas tomadas, como a suspensão de autorização de desmatamento, nos 36 municípios da Amazônia Legal, (área que mais destrói a floresta) até mesmo dos 20% permitidos por lei.

III - As novas baixas detectadas na floresta contribuíram para que grande parte de área sem cobertura vegetal original fosse substituída por pastagens e plantação de soja.

IV - Os incentivos do governo para ocupação e integração da região nas décadas de 1960 e 1970 não contribuíram para o avanço dessa violência, onde madeireiros e agropecuaristas têm encontrado espaço para reprodução do capital.

Estão corretas as proposições:
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!