O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

Questões de Concursos

Q228620 Português
Considere as afirmações abaixo:

I. Memórias de um Sargento de Milícias, publicado entre 1852 e 1853, é uma obra inovadora para os padrões de sua época, pois abandona a visão da burguesia urbana para se preocupar com as classes populares, como o barbeiro, a parteira, o policial e outros.

II. A visão romântica em Memórias de um Sargento de Milícias começa a ser quebrada a partir da construção do herói da narrativa: Leonardinho é filho de uma pisadela e de um beliscão, uma declaração em forma, segundo costume da terra.

III. Apesar de ser publicada em plena vigência do período romântico e apresentar pontos de contato com esse movimento, como o estilo frouxo, a linguagem por vezes descuidada e final feliz, Memórias de um Sargento de Milícias pode ser considerada uma obra precursora das tendências realistas no Brasil.

IV. Do ponto de vista físico e psicológico, os personagens Leonardo e Luisinha não se enquadram no perfil dos heróis românticos. Sem demonstrar nobreza de caráter nem atitudes raras como morrer por amor e em defesa da honra, Leonardo vive de oportunidades e de lances de sorte, enquanto Luisinha é uma mulher comum, não idealizada, bem diferente dos perfis femininos apresentados em romances como A Moreninha, Senhora e Inocência.

Com base nas assertivas acima, marque a alternativa CORRETA:
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!