Persuadidos e convencidos a embrenharem-se no desconheci...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2024 Banca: VUNESP Órgão: UEA Prova: VUNESP - 2024 - UEA - Vestibular - Conhecimentos Gerais |
Q3406309 Geografia
    Persuadidos e convencidos a embrenharem-se no desconhecido, homens, mulheres e crianças estavam agora determinados a prestarem “seu amor” à pátria. Os soldados e as soldadas da borracha não mediram esforços em abraçar a mãe seringueira e extrair dela seu sustento. O “paraíso” parecia estar mais perto do que se poderia imaginar. O sonho de riqueza e de uma vida próspera adquiria cada vez mais esperança e fortalecimento. Parecia que todos os problemas oriundos da vida de seca e de sofrimento seriam superados através de um toque de mágica. (Marquelino Santana. https://newsrondonia.com.br, 13.08.2023. Adaptado.)
Considerando o contexto apresentado, para a instalação da atividade extrativista na Amazônia, o Estado brasileiro estimulou
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Resposta correta: B

Tema central: trata-se da política estatal de promoção da extração de borracha na Amazônia e das formas de migração geradas por essa política. O enunciado refere-se aos famosos “soldados da borracha”, expressão-chave que indica recrutamento e atração de trabalhadores de outras regiões do país.

Resumo teórico: migração inter-regional = deslocamento permanente entre diferentes regiões do país (ex.: Nordeste → Norte). Êxodo rural = saída do campo para cidades (nacional ou regional). Migração pendular = deslocamento periódico entre residência e trabalho (diário). Transumância = deslocamentos sazonais, geralmente de pastores entre altitudes; é local ou regional. Migração intrarregional = movimentos dentro da mesma região.

Justificativa da alternativa B:

Durante a Campanha da Borracha (especialmente na Segunda Guerra Mundial) o Estado brasileiro, por meio de campanhas e recrutamento, incentivou a ida de trabalhadores do Nordeste para a Amazônia para suprir a demanda por látex. Esses trabalhadores são conhecidos como “soldados da borracha”. Logo, trata‑se de uma migração inter-regional (Nordeste → Região Norte), que corresponde precisamente à alternativa B. Fontes históricas e documentais confirmam esse recrutamento estadual (ver: Arquivo Nacional; CPDOC/FGV sobre a Campanha da Borracha).

Análise das alternativas incorretas:

  • A (êxodo rural... população sulista): o êxodo rural refere-se a deslocamento campo→cidade, não ao estímulo específico do Estado para levar sulistas à Amazônia; historicamente, a atração foi sobre o Nordeste, não o Sul.
  • C (migração pendular): pendular é ida e volta diária entre casa e trabalho; a mobilização para a borracha envolveu deslocamento permanente ou de longa duração, não fluxos pendulares.
  • D (transumância... Centro‑Oeste): transumância é movimento sazonal ligado a pastorícia; igualmente, não descreve a mobilização estatal para a extração de borracha nem envolve deslocamento do Centro‑Oeste para a Amazônia.
  • E (migração intrarregional... zona da Caatinga): intrarregional seria dentro da mesma região; a Caatinga situa‑se no Nordeste — a migração foi justamente inter‑regional (Nordeste → Norte), portanto não intrarregional.

Dica de prova: ao ver termos históricos como “soldados da borracha” ou “borracha” lembre‑se da Campanha da Borracha e associe‑os à atração estatal de nordestinos para a Amazônia — isso direciona rapidamente à alternativa B.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo