O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

Questões de Concursos

Ano: 2014 Banca: CESPE Órgão: UNB Prova: CESPE - 2014 - UNB - Prova 1 |
Q434672 Sociologia
Da mesma forma que a sociologia do trabalho como disciplina específica surgiu há poucas décadas, levando o sociólogo a interagir com outras áreas das ciências humanas, a sociologia do esporte é também muito recente. No Brasil, o mais popular dos esportes — o futebol — praticamente começou a ser objeto de estudo nos meios acadêmicos com o antropólogo Roberto Da Matta, esforço que continua e avança com historiadores do Núcleo de Memória Social dos Esportes, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e com o Núcleo de Sociologia do Futebol, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

A partir dessas informações e considerando as transformações em curso no campo de trabalho da sociologia, julgue o item seguinte.

Nas décadas finais do século XX e neste início de século XXI, cada vez mais, o futebol tende a ser considerado como uma espécie de metáfora social: além de tornar-se segmento econômico de importância, ele promove o diálogo entre o local e o universal, entre a identidade nacional e o mercado globalizado.
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!